#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

quarta-feira, 11 de março de 2020

MARAVILHA DO MUNDO - A MONTANHA DA MESA


Ela é o maior símbolo de Cape Town, está presente até na bandeira, pode ser vista em quase todos os lugares da cidade, ela é a Table Montantain. Vejam o que descobri sobre ela.
É considerada uma das formações rochosas mais antigas do mundo. Algumas evidências indicam que já na idade da Pedra  havia gente morando por lá. Alguns anos antes da colonização europeia, os povos Khoi e San - habitantes da região - a consideravam sagrada. Para eles a montanha era morada de um deus.

Posteriormente, com a chegada dos europeus e o surgimento do novo idioma - africâner - passou a ser conhecida como Tafelberg, em inglês - Table Montain.

O nome Montanha da Mesa, para nós, faz referência à sua forma. Gigantesta, a montanha possui mais de 1000 metros de altura e, em seu cume, revela um planalto de mais de 3 quilomêtros de área total. Vista de longe, lembra uma mesa mesmo.

Vista de perto, é nada menos que magnífica. Uma das formações naturais mais surpreendentes que conheci. Fica fácil entender porque ela se tornou, em 2011, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo - a única delas localizada em uma área urbana, diga-se de passagem.


No alto podemos caminhar por quase três quilômetros e ter uma vista de 360 graus da cidade.  
De um lado a cadeia montanhosa que segue até o Cabo da Boa Esperança, com a beleza inebriante do litoral. Do outro, a área urbana, onde podemos ver o moderno estádio, construído para a Copa do Mundo de Futebol em 2010.











Outra coisa que é importante destacar é que a Montanha da Mesa é parte de um Parque Nacional. Criado em 1998, o parque tem aproximadamente 22.000 hectares de área toral, nos quais pode ser encontrados diversos animais e mais de 2.00 plantas diferentes. Dentre estas, mais de 70% não pode ser vista em nenhum outro lugar do planeta.

A Table Mountain fica localizada no centro da fervilhante Cidade do Cabo. A estação do cableway - o teleferico que leva ao topo da montanha é de acesso bastante simples para qualquer visitante. O bondinho é uma atração à parte, vertiginoso e giratório, lá em cima  você encontra restaurantes, cafés, lojinhas de suvenir. Os mais aventureiros podem ignorar o transporte e encarar uma escalada de 45 minutos. 



Finalizo com uma brincadeirinha. 

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO