#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

quarta-feira, 19 de junho de 2019

TODA POESIA DA IMENSIDÃO ÁRIDA

O cenário vai mudando de forma, cor, dimensão. Vai ficando cada vez mais longe o barulho dos mercados, das cidades, o verde vai dando lugar a tons ocre, a estrada avança até chegamos a Erfoud. Aqui deixamos nosso micro ônibus e apenas com a mochila fomos em veículos 4x4 rumo ao ponto mais esperado da viagem.

Vamos invadindo o deserto, o mar de dunas sem começo nem fim. Carro chacoalha, cruza em velocidade a imensidão de areia, desvia aqui e ali de chumaços de vegetação, tropeça nos buracos, corre, balança. Estamos indo rumo a uma aventura inesquecível, chegar às grandes dunas de Merzouga, porta de entrada do mítico deserto do Saara.
Chegamos ao hotel no final da tarde. O hotel tem sua estrutura montada em tenda. Sim, tendas, vamos dormir nelas. Mas nada de desconforto, as acomodações são privadas, com direito até a chuveiro com água quente.

Deixamos as mochilas e fomos experimentar o passeio nos dromedários. Seguimos atentamente a instrução dos beduínos e fomos nós em fila, subindo, descendo, os animais guiam o ritmo... devagar.

A certa altura os beduínos fazem parar os animais e estendem os tapetes na areia à espera do por do sol. O grande astro está baixando, os últimos raios tingem em tons vermelhos as dunas. É escolher um lugar, sentar, sentir a areia fina entre as mãos e contemplar. O silencio embala o ocaso.

Os camelos descem mais rápido até o acampamento, um banho (sim tem chuveiro elétrico) e vamos ao jantar. Antes, um show típico com música beduína e chá. O céu esta estrelado e a noite promete.

O jantar com clássicos da culinária marroquina, tagine, cuscuz, carnes variadas, frutos secos e chá de hortelã. Quem quiser pode optar por cerveja ou vinho.
Dormi tranqüila... emoção, cansaço e vinho trouxeram meu sono. A maioria das companheiras de viagem não conseguiu dormir por conta do barulho do ventos.

Cedinho fui assistir o nascer do sol.

Tudo é lindo, todo é vasto, os raios tingem de amarelo as dunas, admirar e agradecer à vida por estar aqui vivendo esta experiência.

No deserto marroquinos vivem os povos Berberes, são considerados oriundos daqui do Norte da África. A vida nômade é parte importante desta cultura, se denominam Inazighen ou Amazigh, palavra que significa homens livre.

Nós, os turistas, somos os novos nômades, passamos por aqui para viver a sensação única de estar no maior deserto do mundo, montamos nos dromedários, brincamos de ser beduínos, ouvimos música, contemplamos a beleza e partimos.