#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

quinta-feira, 20 de junho de 2019

OASIS, DESFILADEIROS E ROSAS

OASIS
Prosseguimos na estrada, a paisagem ainda é bastante árida. O que vemos nas margens são casas, com um aspecto inacabado, que parecem esculpidas na própria paisagem. Têm a cor do chão e das montanhas, tudo em tons de terracota.

Este cenário árido, entrecortado aqui e ali por verdejantes Oasis, como o de Tihigri, onde as palmeiras de tâmaras imponentes, oliveiras e outras plantações,criam manchas verdes na vida do deserto.

Toda essa região das proximidades do Saara é muito importante para a história do Marrocos. Esta era a rota de sal e do ouro entre a África negra e o Marrocos.
Aqui as populações locais berbere, o povo do deserto originalmente têm os olhos e a pela claros, mas aqui ele se misturam os descendentes de antigos povos negros, confundem-se em uma população com traços mistos, vivendo dos pequenos vilarejos à margem das grandes estradas.


 As mulheres berberes são reservadas e não gostam de ser fotografadas. Estas fotos foram feitas de longe.

Usualmente elas se reúnem em grupo para realização de atividades coletivas com a lavagem de roupas, certamente conversam e se divertem enquanto trabalham.

GARGANTA DE TODRA

Uma das paradas do caminho foi a Garganta ou desfiladeiro de Todra. As escarpas impressionam pela sua grandeza.




O Todra é um rio que nasce nas montanhas do Alto Atlas e desaparece no deserto do Saara. 

Neste trecho ocorre um desfiladeiro muito profundo e estreito, ladeado de escarpas muito íngremes que chegam a ter 200 m de altura.

Encontramos turistas, vendedores de souvenir e muita gente escalando e fazendo trilhas por aqui. 


Dizem que nas paredes de rocha cheias de irregularidades existem mais de 150 rotas de escaladas com grampos, classificadas pelo grau de dificuldades.

VALE DAS ROSAS

Este é o nome turístico do Vale do rio Assif Imgoum, que fica neste região entre o deserto e o Alto Atlas, responsável pela produção de rosas e elaboração de produtos dela derivados, como os famosos óleo e água de rosas, além de outros cosméticos que utilizam a essência.  



A manufatura destes cosméticos é realizada em cooperativas e na estrada há lojinhas para revende-los aos turistas. Só por curiosidade são necessárias 3 toneladas de pétalas para produzir um litro do óleo. 
Crianças vendem corações de rosas ao longo da estrada, são muitas as formas de sobrevivência por aqui.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO