#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sexta-feira, 21 de junho de 2019

OUARZAZATE

Na linguagem dos beberes Ouarzazate significa "sem barulho", "sem confusão". Passamos aqui um dia de muitas descobertas. A cidade, que antes era passagem das caravanas que vinham do deserto, tornou-se desenvolvida durante o protetorado francês no Marrocos.

Atualmente é conhecida como a Hollywood marroquina, falaremos sobre isso no próximo post. O foco agora é história e arquitetura. Ficam nesta região alguns dos Kasbahs mais interessantes do país, visitamos a Kasbah de Tifoult. 


Kasbah são construções fortificadas feitas em adobe (massa que mistura argila e palha) que depois de secos ao sol ficam bastante resistentes. Além da resistência têm um bom isolamento térmico, fazendo com que o interior da habitação seja sempre agradável independente da temperatura exterior.


O Kasbah de Taourirt foi construído no século XVIII e foi um dos palácios do paxá El Glaoui, que foi um dos célebres líderes políticos de Marrocos.O formato segue o padrão para este tipo de construção, paredes elevadas com torreões nos cantos.

O  interior do Kasbah é um verdadeiro labirinto, são inúmeras salas com diversos tamanhos. A presença de um guia é essencial para informar o destinação de cada uma delas.


As com decoração mais elaborada, feita em madeira trabalhada são o quarto do paxá e da favorita do harém.

Escadarias estreitas vão nos conduzindo entre as salas. Destaque para as pequenas janelas com gradis de ferro, que emolduram a paisagem local.



Este kasbah foi restaurado pela UNESCO e é considerado uma das mais notáveis construções deste tipo. Foram filmadas aqui cenas do filme O céu que nos protege de Bernardo Bertollucci. E é sobre esta ligação do cinema com esta região do Marrocos que vamos conversar no próximo post.



0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO