#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

ROMA, NON BASTA UNA VITA!

Dizem que uma vida não é bastante para Roma, pois há muito o que ver, talvez seja assim com as cidades cheias de história, são muitas camadas e portanto muito a desvendar. Começo gostando do teto do aeroporto Fiumicino e  treinando meu italiano, para conseguir um taxi.


A ideia desta passagem era tentar viver um pouco da vida local, passear e ir descobrindo ou redescobrindo coisas. Ficamos em casa de uma amiga que mora lá há algum tempo, e, contamos com as coordenadas dela para explorar a cidade. Começamos com um café da manhã numa padaria siciliana: Um cornetto e um suco.



Depois aprender como circular pela cidade: trem, ônibus, dicas essenciais e outras providências. Tudo resolvido fomos passear em Trastevere. O bairro com seus paralelepípedos, palazzi (mansões) ocres, com muitos restaurantes, cafés e bares é bastante alegre.



Visitamos a Basílica de Santa Maria, uma das igrejas mais antigas de Roma, construída originalmente no seculo III , sofreu muitas mudanças ao longo dos séculos. Uma fachada sóbria, com destaque para o mosaico medieval dourado, retratando Maria alimentando Jesus, cercada por 10 mulheres segurando lamparinas.


Uma fachada sóbria, com destaque para o mosaico medieval dourado, retratando Maria alimentando Jesus, cercada por 10 mulheres segurando lamparinas.


No interior são os mosaicos que dão beleza a nave, chama atenção na abside, a representação do Cristo com sua mãe, cercado de vários santos.



Arte até no piso, uma obra de marchetaria em mármore, formando mandalas. Mas que a beleza do templo, percebemos a fé católica em várias velas acessas no templo.

Explorar Trastevere implica também em comer uma pasta, tomar um bom vinho ou uma cerveja, descansar na praça, com sorte vai tem alguém tocando uma música e tomar um gellato.


0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO