#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

terça-feira, 20 de novembro de 2018

HISTÓRIA ESPALHADA PELA CIDADE

A história de Roma é uma das mais longas e interessantes da humanidade. De uma pequena aldeia a um dos maiores impérios da Antiguidade. Conhecemos um pouco desta trajetória na escola, nos livros história geral e, de forma romanceada, nos muitos filmes produzidos, séries televisivas que sempre despertam a atenção e vão construindo um imaginário sobre o lugar. 


Há uma lenda sobre a fundação da cidade, que envolve a mitologia, pode ser lida aqui. Os famosos gêmeos filhos do deus Marte e da sacerdotiza Reia Sílva e a loba que os amamentou estão representados em diversos lugares da cidade.


Mas vamos ao passeio pela história. Começamos a caminhada desta vez, pelo Circus Romano, são ruínas impressionantes, reflexos desta história da Republica e do Império. 



Seguimos pelo Fórum Romano que era o centro da vida na Roma antiga, um conjunto grandioso de templos de mármore, palácios e amplos espaços públicos.


Lembro que a primeira vez que estive aqui, circulei pela icônicas ruínas e para ajudar a imaginação comprei um livrinho que sobrepunha um desenho em uma folha transparente que reconstituía as magníficas obras arquitetônicas da Roma Antiga. 



Pensar no poderio deste Império que conquistou grande parte do mundo conhecido, que neste espaço celebraram suas vitórias, mas as ruínas nos fazem refletir que o poder e a glória são passageiros. 



C



A ruína mais icônica é o coliseu, que era um anfiteatro onde os gladiadores travavam combates mortais e onde prisioneiros condenados enfrentavam animais selvagens diante de plateias barulhentas e sedentas de sangue.


Muitas são as representações desta época no cinema, os gladiadores já protagonizaram vários filmes de sucesso, ou, as história dos cristãos romanos que foram condenados a mortes nesta arena.









  


                                                                                                
Outra obra de arquitetura fantástica é o Pantheon. Foi construído em 27 a.C durante o terceiro consulado de Marco Vipsanio Agrippa, que era um militar e digamos que um arquiteto da época. Foi destruído por um incêndio em 80 d.C e depois totalmente reconstruído em 125 d.C, durante o reinado de Adriano Imperador mas também tido como um grande arquiteto da época. 

O Pantheon originalmente era um Templo. Era um “Templo de todos os Deuses” e em 609 d.C. foi transformada em uma Igreja Católica, a Basílica di Santa Maria della Rotonda ou Basílica di Santa Maria ai Martiri, talvez por este motivo seja um dos monumentos mais bem preservados da Roma antiga. Acontecem missas e celebrações todos os dias. 

Circulam por aqui diariamente, milhares de turistas do mundo inteiro, podendo aprender com a história. Tive este privilégio de retornar a Roma e aproveitei.





0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO