#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sábado, 17 de novembro de 2018

MDINA - O RETORNO DO TEMPO


 Estava muito curiosa para conhecer Mdina, por tudo que havia lido sobre a cidade, trata-se de uma cidade onde as características medievais foram preservadas,  sendo hoje um dos melhores exemplos na Europa de cidade muralhada. 

Por conta destas características tornou-se cenário de produções de cinema e televisão. A mais famosa atualmente é, Games of Thrones, que usou a cidade como locação de muitas das suas cenas, como este portão, por exemplo.







Caminhar a pé pelas ruas estreita ou usando as charretes disponíveis para os turistas, nos deixa com a sensação retornamos no tempo. Vale a pena explorar as igrejas, mosteiros e palácios.





Os historiadores acreditam que os fenícios, que estiveram na região cerca de 7000 aC, começaram a construir as muralhas para fortificar a cidade, então chamada de Maleth, que era importante pela sua posição estratégica no topo de um monte rochoso, nas terras mais altas da ilha. Longe do mar e com boa visibilidade para deter os invasores.


Séculos mais tarde, durante o domínio Romano, a cidade, agora chamada Melita, ganhou o palácio do Governador e a muralhas continuaram sendo fortalecidas. Mas, segundo historiadores, foi durante a ocupação dos Normandos, após 1019 dC que a cidade ganharia a forma mantida até os dias de hoje.


A cidade entrou em declínio no início do século XVI, quando Valletta se tornou a nova capital de Malta, seguindo um projeto da Ordem dos Cavaleiros de S. João. Entretanto a nobreza, descendente de senhores feudais, continuou a viver em Mdina, que, por conta disso passou a ser chamada de de Citta Vecchia (cidade velha) e Cita Notabile (cidade nobre).


Bom mesmo é caminhar sem pressa, contemplando os detalhes arquitetônicos da cidade, deixando a imaginação solta, tentando supor como viviam por aqui os malteses de antigamente. 



Sair das ruas principais entrar nas vielas e ir se surpreendendo com as descobertas.


Descobertas que podem estar nos detalhes de uma maçaneta,  os da alegria de flores.








0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO