#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

NA FOZ DO IGUAÇU ARABE

Prosseguimos nossa caminhada ecumênica, como nos atrasamos passeando pelo templo budista e era sábado, encontramos a Mesquita fechada (só abre até as 12h), contemplamos seu exterior.


 A Mesquita Muçulmana é uma bela construção toda branca cercada de  abóbadas  e dois minaretes. Essas torres finas com balções tem como objetivo fazer com que a voz do almuadem (pessoa que faz o chamado à oração) possa ser ouvida a grandes distâncias.


Foz do Iguaçu tem uma grande comunidade muçulmana (só perde para São Paulo). Muitos deles moram nessa bairro ao redor da mesquita. 

Além das mulheres usando o Hijab (véu que cobre os cabelos), a comunidade ganha visibilidade através dos inúmeros restaurantes de culinária árabe. Seguindo a indicação do blog Matraqueando, fomos almoçar no restaurante Castelo Libanês. Cerca de quatro quadras da mesquita, na rua Vinicius de Moraes, 520.


O lugar tem decoração simples, mas extremamente acolhedor. Um cardápio bem diversificado, muito saboroso com preços acessíveis. As carnes são preparadas seguindo a tradição islâmica (todo o sangue é retirado dos animais). Também não são servidas bebidas alcoólicas, elas são proibidas na religião. Brindamos com coca cola.




De sobremesa, não dá pra deixar de provar os doces da Almenara, doceria que fica em frente à mesquita. Folhados (baklavas) com recheios de amêndoas,  pistache, castanha de caju tâmaras, creme, bolo da açafrão e outras delicias.


De comer rezando, agradecer a Alá a criatividade humana no aproveitamento do que a natureza oferece transformando em sabores para o nosso deleite.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO