#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

TEMPLO BUDISTA DE FOZ DO IGUAÇU

Uma inspiração na viagem foi a visita ao Templo Budista. Independente da convicção religiosa do visitante, o local é agradável, cheio de verde e inspira harmonia e tranquilidade.


Já havia visitado um outro templo budista, em Três Coroas RS, ligado ao budismo tibetana, esse, diferente arquitetonicamente, é da tradição Terra Pura. Terra Pura é como o paraíso, onde todos podem renascer através da devoção.


Situado na parte alta, podemos ter de lá uma visão privilegiada de parte do centro da cidade.


A construção é relativamente recente, de 1996, financiada pela comunidade de origem oriental (especialmente chinesa) residente nessa região de fronteira.


Nos bem cuidados jardins ficam as 120 estátuas. Cada uma com o seu significado. Destaca-se o Buda Mi La Pu-San, com cerca de 7 m de altura, e seu sorriso largo. Ele representa a alegria e a abundância.


Ao lado dele, 4 estátuas que representam os reinos celestiais.


Detalhes primorosos no acabamento das estátuas.


Próximo a Casa do Mestre a imagem do grande mestre do budismo - Sidarta Gautama, o jovem príncipe indiano, que abandonou a riqueza em busca da iluminação e da felicidade. Chamado de buda Shakyamumi. 


A casa do Mestre é o local de Oração, a essência do Templo, como é um local sagrado, seu interior não pode ser fotografado. Mas com tanta coisa interessante pelos jardins para ser fotografada, respeitamos.


Sentado num tigre azul Bodhisatta Manjushri, que simboliza a sabedoria.




O que impressiona são as 108 estátuas idênticas com 2,5 m de altura, cada uma delas simboliza uma das reencarnações do Buda na terra.


O gesto das mãos simbolizam boas vindas e meditação.




Gostamos demais da visita, mesmo tendo uma outra tradição religiosa, o lugar para sentir e respeitar.
  • Para chegar lá você pode vir numa visita específica (há agencia que fazem isso), ou como parte do city tour da cidade. Pode também usar o transporte público, o ônibus 103 sai do Terminal a cada 40 minutos, o trajeto dura cerca de 35 minutos.
Termino com um mantra.

1 comentários:

Ramon Pinillos Prates 16 de dezembro de 2015 às 21:50  

Adorei as fotos imitando as estátuas. hehehehe

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO