#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sábado, 13 de dezembro de 2014

LIVERPOOL - MAR E MÚSICA


Na suas origens era uma colonia de pescadores. No século 18, durante a Revolução Industrial, era o segundo maior porto inglês, um importante centro comercial e industrial. Entretanto,  apesar deste passado, se perguntarmos a maioria das pessoas hoje sobre Liverpool a referencia vai ser sempre o famoso conjunto de rock do mundo: The Beatles.



Mistura da arquitetura antiga e moderna da cidade reflete o espírito da cidade . na busca superar a decadência econômica no pós guerra. Em tempos mais recentes a cidade se revitaliza com o turismo, tornando-se um polo cultural e comercial.


O mar sempre vai ser importante para a cidade. A área portuária, foi considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. A restauração da Albert Dock resultou num espaço cultural incrível. Lá estão, além de inúmeros restaurantes e cafés,  museus como o Tate Liverpool, o Museu Marítimo e o The Beatles Story Museum.


Meu tempo na cidade só foi suficiente para conhecer o Beatles Story. Concebido de uma forma que, enquanto a história da famosa banda vai sendo contada num audioguia, vamos precorrendo salas com ambientação que lembram locais da trajetória. Temos a replicas do The Cavern Club, da gravadora Albery Road e outros locais memoráveis. Veja o site oficial.
l



Ao final os caminhos se abrem para a carreira solo. Com lembranças como piano branco e a guitarra de Jonh.



A melhor foto fez minha amiga Vitória. Aqui estou, como se tivesse voltado no tempo para fotografá-los na entrevista americana.



Quem for fã, como eu, pode fazer, num ônibus amarelo o Magical Mystery Tour. Por cerca de duas horas percorremos a cidade, passamos (e as vezes paramos) em pontos estratégicos da vida pessoal e profissional dos quatro rapazes na cidade, tendo como trilha sonora as canções.



Conhecer Penny Lane, ou parar em frente ao velho portão vermelho que parca a entrada do orfanato onde John brincava quando criança: Strawberry Fields Forever é emocionante.



O colégio, as casas onde os músicos viveram na juventude também são mostradas. Algumas podem ser visitadas internamente, mas este é um outro passeio (para os fã-naticos).




O passeio termina no centro da cidade no The Cavern Club, o famoso pub onde o grupo tocava antes dos tempos de glória. Na entrada da rua uma estátua do John Lennon jovem recepciona os visitantes. Até hoje o local funciona e recebe bandas covers do quarteto.

Liverpool também tem uma grande colônia chinesa, foi das primeiras cidades europeias que recebeu estes migrantes. Vejam o belo portal do bairro chines.




1 comentários:

Ramon Pinillos Prates 17 de dezembro de 2014 às 13:06  

Para quem é fã do Beatles a cidade é o paraíso. eheheheh

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO