#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

FIM - RESENHA DE LIVRO



Fim - Fernanda Torres
Ed. Companhia das Letras
São Paulo - 2013

A narrativa gira em torno de cinco amigos cariocas, que, além da amizade, têm em comum viverem a ironicamente chamada de melhor idade. Cada capítulo é dedicado a um dos personagens, e um deles a um personagem secundário.

As histórias se entrelaçam, vamos observando os mesmos acontecimentos de diferentes perspectivas. Na rememoração festas, amores, orgias, casamentos, separações até o momento final – a morte. Num mosaico delicado, vão sendo expostas sem nenhum pudor vidas ordinárias, com suas fraquezas, cafajestices e frustrações sob o céu de Copacabana.

Nossos “velhos” são homens, mas ao redor deles, mulheres muito loucas, caretas, divertidas, mal humoradas e ajudam a compor a história, mas não tem o mesmo destaque. E até um padre, que oficia as cerimonias fúnebres, a quem é dedicado um capítulo, e está na história para trazer a constatação de que o fim não é um destino unicamente dos velhos. Nunca sabemos quem será o próximo, ninguém está a salvo.

O texto é ágil, cheio de um humor ácido que chega algumas vezes a ser cruel, outras vezes delicado, sutilmente lírico, melancólico, quase terno. Consegue captar brilhantemente todas as oscilações emocionais vividas pelos personagens.

Foi muito interessante lê-lo enquanto passeava pelas calçadas de Copacabana e cruzava com pessoas parecidas com os personagens. E por falar nelas, também fazem parte do livro, a autora o inicia, clamando "morte lenta ao luso infame que inventou a calçada portuguesa." Quer saber porque? Leia o livro.



2 comentários:

Bel 18 de fevereiro de 2014 às 16:26  

Eu imagino o motivo do ódio ao inventor das calçadas com pedra portuguesa!
Deve ter sido mágico mesmo, ler este livro em Copa. Que nem quando assisti o Tempo e o Vento em Porto Alegre!
Beijooo!

Ramon Pinillos Prates 18 de fevereiro de 2014 às 19:13  

Leu enquanto passeava em Copacabana!? Que nerd! hehehee

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO