#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

terça-feira, 8 de outubro de 2013

RAZÕES PARA CONHECER BELÉM


Belém é uma cidade que estimula os sentidos, assim ao visitá-la nos cabe deixá-los atentos. Apurar os olhos, são muitas as belezas a contemplar, os ouvidos, para os alegres sons e ritmos dançantes e o paladar, pois existe por aqui uma imensa variedade de ingredientes nativos o que resulta numa culinária fantástica, repleta de sabores marcantes.

Decidi então trazer para vocês algumas razões para ir até lá, animando-os para visitarem ou revisitarem a cidade e desfrutarem destas delícias, como acabei de fazer.


A primeira parada é um ponto tradicional - o Mercado Ver-o-Peso. O prédio foi construído em 1665, com arquitetura de influência francesa, e está sendo reformado. Encontramos ali cores, aromas e sabores muito particulares. 


São pescados diversificados, vindos dos rios e do mar. Um alfabeto de frutas (açaí, bacuri, cupuaçu, graviola, murici, taperoba). Temperos como o jambú, uma ervas que faz tremer a língua, ou tucupi que dar sabor exótico ao pato ou aos peixes . 

Existe um espaço do mercado é reservado para as ervas, óleos e ungüentos que prometem cura para muitos males, inclusive os do amor.
 Encontramos também o colorido artesanato local, com destaque para as cerâmicas marajoaras.

Pertinho dali os paraenses fizeram a sua versão do Porto Madeiro, algumas docas do antigo porto local se transformaram em restaurantes bares e lojinhas de artesanato - a Estação das Docas.


t
Dei sorte, pude ver no final da tarde um espetáculo de danças folclóricas paraenses, muito interessante.





Ai e em outras sorveterias pela cidade é possível aproveitar dos sorvetes feitos com as frutas da terra, com múltiplas combinações. Com o calor que faz por aqui quanto mais gelado melhor.



Outro local delicioso é o Mangal das Graças, um parque as margens do rio Guará.   com um bom aproveitamento paisagístico numa área antes alagada com extenso aningal (vegetação típica). 






Além das garças, os guarás fazem cor e alegria ao local.




É possível visitar o borboletário.







No mirante e no Farol de Belém, podemos descortinar a cidade e o rio por muitos ângulos. 

Não deixe a cidade sem fazer uma visita guiada a um dos mais bonitos teatros do país - Teatro da Paz.  Observe os detalhes deste prédio histórico de estilo neoclássico construído nos tempos áureos da cultura da borracha.



Confira a suntuosidade dos lustres, o palco, o piso. Cada detalhe faz do conjunto especial.





E então, pelo que viram se animaram para conhecer a cidade? E tem muito mais...

PS- Este post é especialmente dedicado a Marli e a Vitória, uma é paraense e a outra morou lá um tempo e é paraense de coração.

6 comentários:

Vitoria L Aranha 9 de outubro de 2013 às 04:09  

Obrigada Marta. Feliz pelo carinho e pela lembranca. Belem e uma delicia com certeza, nao so de encantos e sabores. Tambem de gente bonita e talentosa. Belem e uma inspiracao para qualquer um que gosta de vida com qualidade.

Bergilde 9 de outubro de 2013 às 06:07  

Ual,ual,ual!Não dá pra deixar de dizer que é tudo muito bonito aí,mesmo que pouco mostrado pela mídia brasileira, você sabe bem escolher os lugares certos para passear,grande abraço Tucha e tudo de bom pelos caminhos de Belém do Pará!

Anônimo,  9 de outubro de 2013 às 08:01  

Gostei muito, Marta. Obrigado pelas dicas e parabéns pelo belo texto.
A partir de hoje Belém passa a fazer parte do nosso, meu e de Anabel, Plano de Viagens. Breve iremos lá.

Carlos Mascarenhas

Bel 9 de outubro de 2013 às 10:22  

Tá vendo? Mostrei o post pra Marido e ele já revelou que você nos conquistou!!!
Belém tá na lista!!!
Beijooo

Ramon Pinillos Prates 17 de outubro de 2013 às 22:11  

As fotos são empolgantes mesmo, quem sabe um dia não vou lá.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO