#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

terça-feira, 30 de abril de 2013

HISTÓRIA DAS CANÇÕES - TOM JOBIM




Quando ouvimos uma canção o que nos chama atenção, a melodia, o arranjo, a letra, ou a harmonia de todos estes aspectos? 

Comigo depende do momento,  posso dá um destaque significativo para cada um destes aspectos.  Fico surpresa certas vezes com a beleza de introdução, a forma como o arranjo se desenvolve, ou como a letra vai se harmonizando com as melodia. Outras vezes um trecho da letra captura minha atenção, um verso que diz exatamente aquilo que estou sentindo.  

Algumas vezes pode também nos ocorrer uma certa curiosidade sobre como aquela canção foi criada, quais as circunstâncias em que foi feita. E para resolver esta curiosidade, o escritor Wagner Homem pesquisou sobre estas histórias. Do Chico, do Toquinho e agora do Tom.

Neste livro, que estou lendo entusiasmada, que escreveu com Luiz Roberto Oliveira, são contadas as histórias por trás das músicas de Tom Jobim e seus muitos parceiros. 

Embora não enfoque biografia do Tom, a história das canções trás um pouco da vida do maestro, seu jeito carioca de ser. E junto vem também um pouquinho de história, do Brasil, do Rio de Janeiro, da bossa nova.

E o gostoso é ler com calma, ouvindo (ou tocando e cantando) outra vez as canções. Vale também, chamar uma rodinha de amigos, pra ouvir e comentar sobre as coisas bonitas da vida. 

Quer saber mais veja a entrevista do autor.



2 comentários:

Ramon Pinillos Prates 30 de abril de 2013 às 21:37  

Não é o tipo de música que eu vou parar pra ouvir, mas é importante respeitar. Deve ser interessante esse livro.

Bel 2 de maio de 2013 às 20:53  

Eu tenho o de Chico! Me empresta esse, depois?
E Ramon, vou lavar seus ouvidos com sabão...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO