#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

VAMOS VIAJAR?



Ando inquieta pra viajar. Afinal as últimas férias foram gastas na "mudança", com breve passagem por Ilhéus, que não vale como viagem. Ando sonhando com “férias estrangeiras”. E o "estrangeiro" pode até ser um lugarejo a 20 quilômetros do lugar onde moramos. Relevante não é a distância. O segredo é premiar os olhos com outras ruas, pessoas e recantos diferentes dos que estamos habituados.

Tenho impressão de que há coisas que só entendemos quando viajamos. Acho que nos permitimos mais, deixamos abertos o canal direto para a emoção. Em viagens, dá para enxergar mais e melhor; tudo atinge com cores nítidas e encantadoras, mesmo o fosco antigo e descascado. Talvez por isso fiquemos tão emocionados quando nos deparamos com uma construção diferente e ou exclamemos alto repetidos “huns!” ao saborearmos um prato especial ou cantarolemos saltitando em calçadas desconhecidas, ignorando desconhecidos assustados com a espontaneidade pouco comedida do visitante.

Em outras paragens, ficamos contemplativos, talvez até por ter mais tempo disponível pra ver exposições, ouvir música, ir a espetáculos de teatro. Assim nos comove ser tocados pela arte. Qualquer que seja a sua forma: música, pintura, teatro, arquitetura, literatura ou coisa que o valha. A sensação é a de que o filtro que me protege no dia-a-dia desaparece ao pisar fora do chão de residência. Tudo conecta os sentidos, a alma e o coração.

Viajar é mesmo uma autorização para ser, cada vez mais, quem somos, com tudo que vem a reboque: implicâncias, leveza, cansaço, alegrias e suavidade. As  "dores e as delícias" de viver.

Tudo questão de escolha. Desapegar do conforto do sofá e permitir a aventura da viagem. Deixar de ver as viagens alheias dos programas de televisão e "escrever" a própria viagem. Destrancar os sentidos,  sim, eles estavam disponíveis no cotidiano, mas podem estar com maior liberdade para ver, ouvir, saborear.

Este é o desafio.
E você gosta de viajar?
Vamos as malas? Sugere um roteiro interessante?

4 comentários:

Ramon Pinillos Prates 17 de fevereiro de 2013 às 13:48  

Espero conseguir tirar férias esse ano.

Tucha 18 de fevereiro de 2013 às 19:43  

Ra, quem sabe não fazemos uma viagem juntos?

Geo, deixa o calor voltar para "cair na estrada

Bergilde 20 de fevereiro de 2013 às 07:42  

Não vejo a hora também.Viajar é maravilhoso e como bem disseste se aprende muito viajando...Abraços,bom dia!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO