#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

segunda-feira, 18 de junho de 2012

GABRIELA E MEU AVÔ



Não esperem nenhuma história picante, envolvendo o meu avô Pablo e a sensual Gabriela, personagem de Jorge Amado que retornou a mídia com o lançamento da nova novela da Rede Globo inspirada do livro.

Eles, meu avô e Gabriela, viveram em Ilhéus na década de 20, chegaram como forasteiros, ele da Espanha, ela de Sergipe e encontraram espaço para desenvolver a sua arte, ela a culinária e ele a fotografia, em terras ilheenses. Outro ponto em comum: viveram nas terras do cacau uma grande história de amor, a dele, contei por aqui, a dela é fruto da imaginação de Jorge e é uma da muitas tramas do famoso romance.

A história da moça esta sendo recontada na televisão e para construírem a cidade cenográfica as fotografias dele contribuíram para a recriação do cenário. Bem diferente da Ilhéus de hoje, decadente e abandonada, a da década de 20 era opulenta e sofisticada, com casarões com jardins e varandas como o retratado. 

Nesta cidade de sonho os personagens da ficção vão encantar o país, com esta história cheia de graça, de sensualidade. 

Um agradecimento especial a José Nazal, fotógrafo ilheense e amigo querido, ele tem contribuído para preservar a memória fotográfica da cidade, entre estas as fotos do meu avô, quando ele morreu meu pai e os irmãos eram ainda criança e apenas o acervo das fotografia familiares foi preservado.

6 comentários:

Bel 19 de junho de 2012 às 00:26  

Adorei as comparações entre Gabriela e Pablo Pinillos! Fantasia e Realidade que se tocam em Ilhéus!!!

Ramon Pinillos Prates 20 de junho de 2012 às 22:57  

É a última chance de Ilhéus voltar pro mapa do turismo, tem que aproveitar.

Bergilde 21 de junho de 2012 às 14:10  

Historias que se confundem e nos confundem como leitores também.O cenario é encantador.
Tenho lido bastante nesses dias pois esse é um modo que uso para afagar alguns sentimentos.Vou te ler na indicaçao(acho que ainda nao o fiz anteriormente).
*OBS:Deixei o nome do programa que uso para a montagem dos meus videos caseiros la no ultimo post do blog.

Bergilde 21 de junho de 2012 às 14:13  

Corrijo:Vi que li e até comentei.
E foi bom também reler dessa vez.
Abraços,

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ 22 de junho de 2012 às 03:44  

Marta, me lembro da primeira versao, eu gostei demais dessa novela e até dei o nome de Gabriela para a minha cachorra que havia ganho no meu aniversário, rs.

Gostei demais da introducao e da comparacao...

Quem sabe este cantinho do Brasil vai ser despertado por causa da novela?

Bjos

Bergilde 2 de julho de 2012 às 06:36  

Tucha,
Vim dessa vez apenas deixar minhas saudações com um caloroso abraço visto que me ausento do blogspot como de costume nessa curta e intensa estação do lado de cá ...Verão!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO