#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

MEUS MELHORES FILMES DE 2011 - parte 1

Assumidamente apaixonados por cinema, eu e os meus filhos, temos uma "tradição familiar" de escolher os melhores filmes do ano nos nossos blogs. Dessa vez estou abrindo a lista. E as razões da escolha são resumidas após cada filme. Vamos lá aos 5 primeiros.
1- Meia noite em Paris
Achei a idéia do filme incrível, gostei tanto que vi duas vezes. Woody Allen parte do fascínio que Paris sempre exerceu sobre escritores, artistas plásticos, cineastras, faz o personagem, um pretendente a escritor, entrar no túnel do tempo e encontrar artistas que viveram na cidade em tempos de grande produção artistica. Há momentos antológicos dos diálogos do personagem com os artistas sobre suas obras, algumas ainda não produzidas. O filme é uma reflexão sobre os sonhos dão cor a existência e também uma confirmação da genialidade do cineasta.

2- Cópia Fiel
Abbas Kiarostami, cineasta iraniano, filma pela primeira vez fora do seu país, na belissíma Toscana. O personagem um escritor ingles defende a tese de que uma boa cópia vale tanto quanto o original, e convidado a passear por um cidadezinha toscana pela dona de uma galeria. Confundidos como marido e mulher passam a encenar esses papeis, e através desse relacionamento o filme e por trás das ambiguidades do discurso amoroso o filme discute a autenticidade e a mentira. Consegue fazer com que emoção e reflexão andem juntas e se potencializem mutuamente. Deixamos o cinema com mais perguntas que respostas.

3-Homens e deuses
A escolha foi do fato de considerar como um defensor da tolerância religiosa. Inspirado em fatos reais ocorridos na Argélia em 1996, quando monges católicos são sitiados em seu mosteiro pelos fundamentalistas islamicos. Xavier Beauvois vai delineando gradativamente o perfil de cada monge, enquanto a história transcorre, onde cada decisão vai trazendo uma tensão constante a tragédia que se anuncia.
4- A pele que habito

Pedro Almodóvar se reinventa com ousadia e risco. Mesclando gêneros suspense, ficção científica, horror, constroi sua história com uma narrativa sóbria mas angustiante. Um médico obscecado pela morte da esposa num trágico acidente onde foi brutalmente queimada, busca a "pele perfeita". Nessa trajetória vingança, ódio, limites éticos da ciência e um constante e inquietante suspense. Questiona a traição, a morte, a identidade sexual e não saimos do cinema indiferentes.

5- Incêndios
Um filme dilacerante, contando uma história de tempos de guerra. Numa carta testamento deixada a um casal de filhos uma mulher pede que localizem um irmão de quem desconheciam a existência e o pai que acreditavam morto. Jeanne, a filha inciará sua peregrinação para refazer a história da mãe, fatos nebulosos, um mistério doloroso vai sendo desvendado pouco a pouco diante dos nossos olhos estarrecidos. O país, a guerra, a época histórica, os acontecimentos especifícos nunca são nomeados mas fazem referências a vários acontecimentos do Oriente Médio, o filme é uma obra de dor e perplexidade diante da crueldade das guerras, que destroem a dignidade humana de forma irreparável.


4 comentários:

Vanessa Anacleto 5 de janeiro de 2012 às 20:09  

Aimeudeus, tô maus, só assisti ao primeiro - adorei. A pele que habito deixei passar de bobeira, os outros estão devidamente anotados.

beijos e feliz ano novo, estou voltando a ler os blogs amigos hoje.

Ramon Pinillos Prates 6 de janeiro de 2012 às 17:40  

Desses eu só assisti 2: Meia-noite em Paris e A pele que habito. Vou dar uma olhada nesses outros depois.

Bergilde 7 de janeiro de 2012 às 13:38  

E eu que só ví um(ai,ai,ai) -Meia-noite em Paris.Preciso ver menos animações nesse 2012!
Tucha,um 2012 rico de cultura,arte e entretenimento,dentre outras coisas,para você!

Marcio Melo 9 de janeiro de 2012 às 20:07  

Excelente sua lista, apesar que ainda não assistir Deuses e Homens (e foi por pouco, no dia que ia no cine ufba tive uns probleminhas e acabei não indo mais).

Adorei ver na lista "Meia Noite em Paris" e "Incêndios" que também estiveram na minha lista dos melhores.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO