#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sexta-feira, 17 de junho de 2011

INVERNO EM FESTA



Quase inverno no hemisfério sul. Neste nosso pedaço tropical, o nordeste brasileiro, temperaturas amenas e eventuais chuvas dão o clima. Sem muito frio, nada de recolhimento, roupas escuras e portas fechadas, junho nos convida a festa...

Na festa mistura-se o sagrado ao profano. Os santos de junho: Antonio, João e Pedro são louvados com cânticos e ladainhas. Depois das rezas e orações começa a festa. Como canta o Gil é fé na festa e festa na fé.


Por todo lado ruas coloridas de bandeirolas, comidas típicas tendo o milho, o aipim, o amendoim como ingredientes e a alegria da música e da dança. Xote, forró, baião, xaxado embalam os casais que dançam agarradinhos. A indumentária são roupas floridas com muitos babados para as mulheres, camisas xadrez e calça jeans para os rapazes.

E ai quem vai cair na festa? Estou indo ver o Gilberto Gil abrir os festejos juninos no Pelourinho, Salvador.


3 comentários:

José Sousa 21 de junho de 2011 às 05:32  

Olá querida amiga Tucha!
Isso aqui também estou passando pelo mesmo. Os santos populares e euestou lá animando essas tradições. Esta semana vou animar o São João e para a outra semana São Pedro. Também as ruas e recintos onde se fazem os espactáculos estão cheios de florido em papel.

Um beijo grande.

Ramon Pinillos Prates 22 de junho de 2011 às 23:36  

Aqui em Brasília rolam várias festas juninas, mas não é feriado no dia 24 de São João. No meu trabalho mesmo tá cheio de bandeirola.

Bergilde 23 de junho de 2011 às 04:54  

Oh,Tucha!Sim, quanta saudade dessa época de festividades aí no Brasil e,tradicionalmente, tão nordestina,tão nossa!!!
Meu abraço em clima de férias!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO