#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

domingo, 23 de janeiro de 2011

LISTAS E PROJETOS


Li numa entrevista de Umberto Eco que “gostamos fazer listas porque não queremos morrer”. Como alimento para nossa vontade de permanecermos vivos, fazemos listas, traçamos planos, definimos metas. São formas que encontramos de arrumar razões de viver.

A morte é o limite dos seres humanos, “muito desencorajador e humilhante”, diz Eco. “É por isso que gostamos de todas as coisas que acreditamos não ter limites e que, portanto, não têm fim. É uma forma de fugir dos pensamentos sobre a morte. Gostamos de listas porque não queremos morrer”, afirma.

Se a gente aquieta demais, temos uma sensação de morte, almejar alguma coisa, nos mobiliza, trás o sopro da vida, acredito. Os objetivos são importantes para colocar a gente pra frente.

Os idosos com mais dispostos que conheço, são os que têm projetos. O pai de uma amiga minha, por exemplo, conhece boa parte do mundo, freqüentando uma convenção da sua igreja realizada a cada cinco anos. Em 2010, com 95 de idade, esteve em Honolulu, no Hawai, e, já sonha com a ida em 2015 para a África do Sul, quando estará com 100 anos.

Neste período de mudança, vivo numa certa provisoriedade, pois algumas coisas (mesa, estante, microndas etc) estão faltando. Mas isto tem sido estimulante, como se a vida desse uma “sacudida”. Estou cheia de projetos e listas. O cronograma das compras para o apartamento vai fazer com que tenha a cada mês algo novo em casa. Tenho um novo bairro a conhecer. Assim espanto a morte, ou acredito que estarei longe da sua rede (será? rs,rs,rs)

E tem novos projetos para o 50 Possibilidades também. Pensei em mudar o lay-out mas meu assessor para assuntos de informatica foi para Brasília, e eu não sei se consigo. Quero continuar resenhando um livro por mês, e quem sabe um filme. E outras idéias.... Aguardem.

Estou hoje no O que elas estão lendo, blog de estimulo a leitura da Georgia e da Flávia, com a resenha de um livro.

6 comentários:

Ramon Pinillos Prates 24 de janeiro de 2011 às 09:37  

O mais importante do blog é conteúdo e não o layout. Não se preocupe em relação a isso. Beijos!

Unknown 24 de janeiro de 2011 às 10:20  

Seu blog sempre foi ótimo.
E listas e projetos talvez sejam essenciais para evoluirmos.
Beijos.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ 25 de janeiro de 2011 às 05:10  

Marta, fiquei doida prá ler a tua dica. Mas tenho que esperar que alguém vá ao Brasil...

Hoje tem bolo lá no O que elas estao lendo te espero por lá.

Bjao

Dalva Nascimento 26 de janeiro de 2011 às 20:01  

Sempre gostei de fazer listas, seja de livros para ler, de filmes para assistir e até de coisas a fazer durante o dia: sou mesmo maníaca por listas! Nunca tinha pensado nesta questão da morte com relação às listas. Creio que para mim elas funcionam para que eu me organize (rsrs...)

Bjs.

Andanhos 26 de janeiro de 2011 às 22:33  

É essa vontade de realizar novas coisas que nos mantém vivos e dá graça à vida!
E parece que nos tornamos mais criativos em situações de "provisoriedade", concorda?
Adoro livros e filmes! E, embora eu trabalhe com literatura, procuro sempre ter um livro sobre um tema diferente do estudado para ler nas horas vagas.
Beijos.

Bergilde 28 de janeiro de 2011 às 07:40  

Fui criada num sistema de ter sempre planos e metas e aqui tento fazer o mesmo.Não aprofundo a reflexão do medo da morte,mas do sentido maior que com isso posso dar ao meu dia a dia.Seu blog é de conteúdo rico e um layout ajuda sim a atirar mais a atenção,mas não é tudo pois o que conta no final é a permanencia e seguimento de quem escolhe acompanhar seus registros.
Meu abraço e admiração,
Bergilde

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO