#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

EXPOSIÇÕES

Além da gostosa convivência com o filho e com a nora, aproveitei o tempo para ver algumas exposições em Brasília.

Uma delas, chamada
Corpos, explora nosso precioso condutor através da vida - o corpo. Através de técnicas especiais de preservação orgãos, sistemas de corpos humanos são expostos e a exposição vai dando uma aula básica de anatomia. O enfoque é de esclarecimento visando o cuidado e a prevenção à saúde.





Muito mais criativa é a mostra O mundo mágico de Escher, que vimos no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Reúne 95 obras do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898 – 1972), conhecido pelas obras enigmáticas.

Escher ficou mundialmente famoso por representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses – padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes. Sua capacidade de gerar imagens com impressionantes efeitos de ilusões de óptica, com notável qualidade técnica e estética, respeitando as regras geométricas do desenho e da perspectiva, é uma de suas principais contribuições para as artes

Além das obras existem também salas com experiências interativas que exemplificam os princípios aplicados nas obras, desvendando os efeitos ópticos e de espelhamento que utilizava. Tudo de forma lúdica e divertida, como um quebra cabeça, um jogo de espelhos, brincando com a nossa percepção.

Vejam na fotografia como eu e meu filho parecemos ter tamanhos tão desiguais



Completa a mostra um filme em 3D com um divertido passeio por dentro das obras do artista plástico. Quem quiser vê-lo vai ter que ir lá no CCBB em Brasília ou aguardar a exposição que esta prevista também no Rio de Janeiro e São Paulo.

Encontrei no You tube um filminho com algumas obras do autor para que os que se interessarem possam ver.




3 comentários:

Ramon Pinillos Prates 12 de dezembro de 2010 às 13:27  

Esse efeito de parecer maior foi usado no filme do Senhor dos Anéis, esqueci de comentar isso.

Bergilde 13 de dezembro de 2010 às 10:49  

Muito interessante esse vídeo Tucha e o efeito de parecer maior é bem intrigante também.
Abraço pra ti!

Dalva Nascimento 13 de dezembro de 2010 às 20:47  

As experiências com estas instalações são mesmo fantásticas... gosto muito! Visitei no Rio, há algum tempo, um exposiçao parecida, se não me engano Corpo Humano Fascinante (era assim que se chamava)e fiquei um pouco enjoada... rsrsr.

Bjs.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO