#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

COMPRAR OU NÃO COMPRAR

Nesta época pré natalina tudo incentiva o consumo. A conta bancária reforçada com o 13º salário é disputada pelo comércio. As ruas, lojas recebem decoração especial e, mais, oferecem possibilidades de prêmios: televisões, carros e até casas. A propagandas, em todas as mídias, são um estimulo constante ao consumo.

Em contraponto, ponderam sobre este excesso de consumo os ecologistas e os economistas. O que sugerem, apesar de abordarem ângulos diferentes, é um consumo consciente.

Os primeiros destacam a responsabilidade para com o planeta. Refletir sobre o que vai comprar: será que é realmente necessário? Quando for possível reutilizar, reciclar, customizar. Existem inúmeros blogs com sugestões para customizar roupas ou móveis. É só deixar a criatividade rolar.

Ao comprar optar por produtos preocupados com a redução do impacto ambiental. Por exemplo, eletrodomésticos e eletrônicos que tenham o selo PROCEL de economia de energia. Ou os que tenham sido produzidos de forma sustentável.

Outro detalhe é não esquecer também de levar uma sacola ecológica, geralmente feita em tecido, na hora de ir as compras. Reduzindo assim o desperdiço.

Já os economistas dão outros conselhos, para usar o dinheiro de forma racional. A revista Época fez uma matéria sobre o tema, com dicas para um novo ano em azul. Os conselhos começam com óbvio, usar o 13º salário para zerar as dívidas, e, com um bom planejamento do seu uso, com a pesquisa de preços, a originalidade e a utilidade dos presentes.

Entretanto o espírito natalino não pode ficar resumido ao consumo consciente. A solidariedade, a partilha devem dar sentido ao natal. Se olharmos em volta vamos descobrir o quanto precisam de nós. Uma sugestão é campanha Ajude o Papai Noel dos Correios, é só ir a uma agência e "adotar" a cartinha de uma criança e realizar o seu sonho. Muitas outras instituições podem e devem ser ajudadas.

E Feliz Natal com compras responsáveis e um ano novo no azul.

3 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ 16 de dezembro de 2010 às 16:31  

Marta, mas é preciso tb manter o emprego de quem trabalha, nao é? rs.

Mesmo com tanta neve pelo caminho, fiz um cartao de natal para os amigos. Venha pegar o seu na Saia Justa.

Bjao

Bergilde 17 de dezembro de 2010 às 07:21  

Não gosto de comprar muito neste período atribulado no comércio,então antecipo e aproveito as ofertas de saldos de fim de estação já pensando nas datas especiais.
Abraços pra ti!

Marcio Melo 20 de dezembro de 2010 às 22:23  

Eu sou bastante controlado, até agora comprei quase nada. Tô querendo uma TV mas mesmo assim estou me segurando e fazendo contas.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO