#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

segunda-feira, 1 de março de 2010

O OSCAR VAI PARA....



O blog Fio de Ariadne sugeriu uma blogagem coletiva onde elegeriamos, entre os filmes ganhadores do Oscar, nosso favorito. Vamos lá.
Nem sempre as minhas escolhas são iguais aos dos membros da Academia de Cinema. Mesmo porque, todo mundo sabe, que a escolha dos academicos, depende de inúmeros interesses. Cinema é arte mas é também um grande negócio.
Assim, alguns filmes que tenho como favoritos, não entraram na lista. Apesar disso, filmes interessantes fazem parte dela e fica dificil eleger um deles. Que critério adotar diante de temas e estilos tão variados?


Comecei entãoa questionar: o que faz mesmo um bom filme? A força da palavras explicitada num roteiro inteligente, recheado de diálogos afiadosteligentes? O o bom uso das imagens, uma fotografia fantástica, efeitos especiais, locações fantásticas? Dialógos inesquecíveis, como os de Casablanca, naquela cena final. Ou a imagem forte de Jack e Rose na proa do Titanic? Cores de Almodova ou espirituosidade de Woody Allen?
Certamente a mesclagem destes dois elementos fazem um filme genial. Um roteiro bem construido, com um toque de surpresa, e sobretudo a originalidade. Além disso cuidado técnicos, como uma fotografia cuidadosa, onde imagens contribuam para a construção do imaginário do que se pretende contar.
Pensando assim o meu Oscar vai para "Quem quer ser um milionário?", o vencedor do ano passado. Traz um roteiro dinamico, com surpreendentes idas e vindas, uma fotografia linda, uma trilha sonora perfeita. O filme traz a história de três crianças de Mumbai, que se enredam nas tramas humanas, descobrindo dolorosamente o poder que o dinheiro podo ter para destruir o ajudar as relações.

9 comentários:

Vanessa Anacleto 2 de março de 2010 às 11:16  

Excelente escolha! Eu fiquei boquiaberta com este filme. Reune mesmo tudo o que um bom filme precisa ter. Muito obrigada pela sua participação na Coletiva!


beijos

Dalva Nascimento 2 de março de 2010 às 22:19  

O filme é mesmo surpreendente... um dos melhores que assisti ultimamente.
Boa escolha, Tucha.

Bjs.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ 3 de março de 2010 às 10:39  

Ai Tucha, eu nao vi o filme, mas já ouvi coisas ótimas sobre ele e eu nao fiz parte da blogagem, ai, ai.

Bjao

Bergilde 3 de março de 2010 às 10:50  

Tucha,desta vez passando pra dizer que te deixei um recadinho lá no nosso blog.De filmes,já citei em outro registro seu ,com as crianças pequenas e não tendo opções confiáveis de acompanhamento para elas, tenho visto apenas os do blockbuster e da sky, mas gostei da sua opinião e sugerimento.Abraços,Bergilde

Ramon Pinillos Prates 4 de março de 2010 às 00:53  

Poxa, fala sério. Esse filme é muito bom, mas não era nem o melhor do ano passado.

Cristiano Contreiras 4 de março de 2010 às 18:30  

Bem legal o contexto do seu blog aqui, estive olhando...

Seguirei, tá? abraço!

Vanessa Anacleto 4 de março de 2010 às 21:54  

Tucha, desculpe-me. Como um outro blog falou do mmo filme, eu me confundi.

Já estou arrumando a confusão.

Andreia Alves 7 de março de 2010 às 05:06  

Oi Tucha,
teu blog é adorável!
Realmente tens razão quantos aos elementos que fazem de um filme verdadeiramente bom, estou de pleno acordo e mais ainda quanto ao Quer ser um milinário.
O filme é maravilhoso e nos leva a refletir sobre muitas coisas.
Ótimo post e participação.
Venha ver a minha em:
http://andreia-devaneios.blogspot.com/2010/03/blog-post_6555.html
Beijos querida e tenha um ótimo Domingo...

naomi 7 de março de 2010 às 14:10  

assisti somente ontem, e suas palavras resumem bem o espírito do filme.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO