#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sábado, 6 de março de 2010

MALAS E MALETAS


Malas com rodinhas, mochila nas costas, sacola de viajem, qual a melhor opção? Meu conselho em relação às bagagens é que você deve levar o que possa carregar sozinha, (menor número de volumes e peso adequado) mesmo que vá viajar numa excursão, leve um maridão disposto para carregar ou dinheiro suficiente para contratar carregadores. Nunca se sabe o que pode acontecer.

Há os exagerados, gente que não abandona o seu travesseiro por nada, nem os seus amados sapatos, (participei de um curso onde uma colega levou uma mala somente para eles). No livro 100 dicas para viajar melhor, Ricardo Freire aconselha a colocar tudo que gostaria de levar em cima da cama e, em seguida, cortar pela metade. Acho que nesta escolha cabem alguns critérios que por mais óbvios que pareçam devem ser repetidos:
• Escolha peças que combinem entre si, o jeans e a calça ou bermudas pretas são coringas. No frio um ou dois casacos de cores neutras (um deles pode ser de tecido impermeável), meias longas, blusas especiais para usar por baixo e aquecer;
• Aposte em roupas que amassem pouco, dispensando o uso do ferro;
•Não deve ser esquecida uma roupa social (o tal pretinho básico para as mulheres), mesmo nas férias na praia, nunca se sabe quando vai ser necessária;
• Da mesma forma uma roupa de banho, mesmo no inverno (fui ao sul do Chileno inverno, fiquei em um hotel do que tinha uma piscina térmica e lamentei não ter um maiô na mala);

• Roupinhas de dormir sensuais e surpreendentes não devem ser esquecidas, mesmo que seja na 20ª lua de mel do casal;
• Os sapatos são um capitulo a parte, faça as escolhas pensando que na maioria das viajens você vai andar muito. Opte então por sapatos confortáveis e em cores neutras. Como sou muito básica geralmente levo um tênis, um sapato e uma sandália tipo havaiana. Para as mais vaidosas eu libero dois sapatos.

O grande problema é quando temos que enfrentar na mesma viagem climas diferenciados. Nas últimas viagens pela America do Sul, enfrentamos frio nas cidades andinas e calor nas à beira mar. Nestes casos o exercício de misturar camisetas e biquínis com casacos é uma arte.

Um segredinho, para as malas femininas de inverno são as echarpes coloridas, elas ocupam pouco espaço e dão colorido diferente ao casaco neutro que você levou, pra ficar bem na foto. No verão os acessórios também dão um novo visual à produção sem ocupar muito espaço na mala.

Nada fica sem solução. Na maioria dos lugares sempre é possível recorrer às lavanderias e ficar em poucas horas com um guarda roupa limpo e cheirosa. Outra opção, quando o clima lhe surpreende é comprar uma ou outra peça ou “customisar”. Quando cheguei a Barcelona, preparada para a meia estação e encontrei verão total, camisetas baratinhas foram compradas e uma tesoura emprestada fez as mangas das blusas desaparecerem.

Uma idéia divertida de um amigo meu, é levar apenas uma pequena mochila nas costas com roupas já bem gastas e ir comprando roupas novas no caminho e deixando as velhas para trás e estar sempre leve, livre e solto. Isto é pra que é bem despojado.

Lembre sempre que, na maioria das viagens, você é turista, está de férias e pode ser dar ao delicioso luxo de estar à vontade. Dificilmente nos vivendo em um país tropical, (tirando os sulistas que têm inverno) vamos estar bem vestidas num inverno dos países europeus.

Um caso à parte, especialmente para mulheres e homens vaidosos, é arrumar os produtos de beleza. Um recurso é comprar os com menor volume ou embalagens menores compradas especialmente para colocar suas marcas favoritas. O importante é estarem bem vedadas e, com as novas regras da aviação, devem ser despachadas.

Apesar de ter alguma experiência o exercício de arrumar a mala nunca é fácil, sempre acho que estou levando de menos, quando a viagem começa, especialmente aquelas que envolvem muitos deslocamentos, acho que levei demais, e em algum momento, sinto falta daquele vestido maravilhoso que esqueci de trazer e que ia ficar ótimo agora.

A partida é amanhã cedinho, a mala já está pronta. Torço para que o tempo esteja maravilhoso. Não prometo postagens no trajeto, lembrem que devo passar dois dias em São Luís os demais serão em pequenas cidades do interior. Quero mais relaxar, colocar os pés na areia, mergulhar em águas cristalinas. Depois conto tudo (ou quase tudo).


Finalizo com uma músiquinha dos Novos Baianos que achei tinha tudo a ver com o momento. Roubei do blog Maína morena você se pintou. O vídeo do Youtube é totalmente sem graça, só para quem quiser ouvir a música.


Eu não quero, não quero mais "preocupations" comigo
E nem de leve águas passadas, canto e recanto de lágrimas no meu coração
Eu não quero não

Espero, espero
Espero lhe ver, lhe encontrar
Tenho 29 beijos pra lhe dar
Tenho 29 beijos pra lhe dar
Tenho 29 beijos pra lhe dar



6 comentários:

Bel 6 de março de 2010 às 10:04  

Adorei as dicas, só estou achando meio difícil de seguir, não sou vaidosa, não sou estilosa, não tenho uma consultora de moda à mão... tô lascada pra fazer minha mala!
Ainda tenho um mês e pouco... viajamos no início de maio.

Beijooooo

Alê Garcia 7 de março de 2010 às 04:42  

Genteee! adorei o post! de utilidade publica! sempre segui essa de seu amigo de comprar roupa na viagem! amei! bjus sogra!

Dalva Nascimento 7 de março de 2010 às 16:21  

Dicas sábias, mas que dificilmente conseguimos seguir... rsrsrs. Sempre fico com essa sensação também: eu deveria ter trazido aquele sapatinho!!!

Bjs.

Bergilde 9 de março de 2010 às 10:22  

Tucha,voltando ao blogspot após a breve pausa pela viagem,mas fazendo meus cuprimentos porque estou adorando essa sequencia por você escrita dentro do tema viajar e se preparar para 1 viagem.Sou prática e carrego comigo somente o essencial,mas com criança temos que parar e pensar melhor,obrigada pelas sugestões colocadas nest post.

Anônimo,  12 de março de 2010 às 10:18  

Essa postagem me lembrou o filme "Amor sem escalas" que eu assisti em Janeiro. A menina não conhece nada de aeroportos e malas, e o protagonista muda tudo, compra uma mala decente de rodinhas, joga fora o travesseiro que ela estava levando (dizendo que teriam melhores nos hotéis) e até dá dicas de quais são melhores filas para pegar no aeroporto!

Beijos e obrigada pelo comentário :)

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ 15 de março de 2010 às 05:17  

Eu sou daquelas que levo um jeans e camiseta e vou comprando pelo caminho, rs.

Lindo video, um post super útil.

Bjao

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO