#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PREPARANDO O CAMINHO

Estamos prontos para a caminhada. Ontem, recebemos as camisetas, um encontro com pitzza e uma "geladinha". A desenho da camisa está maravilhoso, Caó mais uma vez conseguiu captar o "espírito" da proposta.


Pelo e-mail chegaram as considerações, o mapa, o roteiro e toda a pesquisa sobre o tema.

LAGOAS DO ABAETÉ E PITUAÇU

O litoral nordestino, que começa na foz do Rio Parnaíba e vai até o Recôncavo Baiano, é caracterizado por recifes calcários e arenitos, além de dunas que, quando perdem a cobertura vegetal que as fixa, movem-se com a ação do vento. Há ainda, nessa área, manguezais, restingas e matas. Nas águas do litoral nordestino, vivem o peixe-boi marinhoe tartarugas (ambos ameaçados de extinção). No trecho que vai do Rio Grande do Norte até a Bahia, são comuns as restingas, dunas, lagoas e mangues.

ABAETÉ TEM UMA LAGOA ESCURA, ARRODEADA DE AREIA BRANCA...

Lagoa de mistérios e encantos, muitas lendas surgiram em torno das águas escuras dessa massa de água doce cercada pelas alvíssimas areias de imensas dunas. A antiga Lagoa de Itapuã, escondida em meio a belezas naturais, era reverenciada como sagrada, pelos adeptos do candomblé. Visitada por poucos turistas, todos temiam o banho em suas águas que, segundo se dizia, "engoliam" em misteriosos rodamoinhos, cujos pontos eram do conhecimento de poucos. Eventuais mortes por afogamento apenas aumentavam essa aura de mistério. O fato é que, por sua água doce, sustentada por nascentes que surgem no meio das dunas - e não pelo represamento da chuva, como um dia se acreditou - o Abaeté era usado por lavadeiras que, em suas margens, ajudaram a manter vivas muitas das tradições ancestrais que enriquecem a cultura de Salvador.

No final dos anos 1970, com a melhoria do acesso ao norte, e a construção do Aeroporto Internacional 2 de Julho, diversos loteamentos foram sendo instalados em suas imediações, o próprio bairro de Itapuã cresceu - além de centenas de ocupações irregulares - provocaram verdadeira devastação nas dunas, com a retirada de suas areias para aconstrução civil de forma clandestina e descontrolada.Para conter a ação predatória do local, e preservar as belezas naturais da Lagoa, foi criada a APA. O Parque Metropolitano da Lagoa e Dunas do Abaeté foi criado em 3 de setembro de 1993, com uma área de doze mil metros quadrados. Além das dunas e da Lagoa, possui um centro urbanizado, onde as lavadeiras têm a sede de sua associação.

Diz uma lenda que Abaeté era um homem forte e bonito, que pretendia casar com uma bela jovem.Com ciúmes, Iemanjá levou-o para morar consigo no fundo da lagoa, que tinha águas claras e limpas. E do véu da noiva formaram-se as dunas que circundam a Lagoa do Abaeté.

PITUAÇU É UMA LAGOA FORMADA DE UMA BARRAGEM

Construída em 1906, pelo Eng. Teodoro Sampaio, a barragem de Pituaçu represa as águas do rio do mesmo nome e seus afluentes, com 84 metros de extensão, e 3 milhões de metros cúbicos de armazenamento. Tem a forma de um trevo de 4 folhas. Em 1973 foi definida como de utilidade pública, para projetos de preservação e lazer. Logo em seguida foi criado o Parque Metropolitano de Pituaçu, com 660 hectares de área, com espécies remanescentes da Mata Atlântica, e um espelho d’água compondo conjunto de grande valor paisagístico. O parque hoje é uma APA- área de proteção ambiental, com espaços para esporte, lazer, educação e cultura.


3 comentários:

Dalva Nascimento 23 de outubro de 2009 às 21:52  

Puxa... estou babando com o itinerário e a proposta!

Boa caminhada, Tucha!

Bjs.

Unknown 25 de outubro de 2009 às 23:36  

Nossa, Tucha, que delíiiiiicia de passeio!!!
Bjos,
Paulinha

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ 26 de outubro de 2009 às 03:59  

Tucha, tudo bem?

Quantos km vcs vao caminhar?

O passeio vai ser maravilhoso com certeza.

Um grande beijo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO