#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

domingo, 18 de outubro de 2009

CAMINHOS E CAMINHADAS

Amigos meus organizam anualmente uma caminhada temática, que é sempre um grande programa. Escolhem um tema, bolam o roteiro, um ilustrador faz o desenho que será impresso nas camisetas, mobilizam as pessoas e lá vamos nós.

Tudo muito bem bolado, a Helô é arquiteta, professora da UFBA e conhece bem a história da urbanização da cidade de Salvador, pesquisa e escreve sobre os lugares a serem visitado. Márcio e Evandro, são engenheiros, e "engenham" muito bem a mobilização do grupo, o planejamento e a logística necessária.

Na foto Mário e Evandro em ação na caminhada de 2007.


E no final nada de cansaço tudo vira festa. Se nos outros lugares tudo acaba em pittza, aqui na Bahia, tudo acaba em música, suor e cerveja.

Em 2005 o tema da caminhada foi Salvador dos Séculos 18 e 19 (não tenho fotos pra mostrar). Caminhamos pela história: conventos, igreja, praças da antiga Salvador. Terminamos num bar do Comércio, ao som de chorinho.

2006 foi a vez da Salvador Moderna, das décadas de 40, 50 e 60. (cadê as fotos Márcio?). O centro antigo da cidade, bairros de Nazaré, Graça, Canela, Campo Grande e visita a obras arquitetônicas relevantes da época. Celebramos com bossa nova, num bar chamado Zanzibar, cujo projeto foi de Lina Bo Bardi.

Saímos de Salvador em 2007, cruzamos a baía de Todos os Santos e caminhamos na Ilha de Itaparica. Foi um trajeto muito agradável, quase todo à beira mar e que terminou em samba de roda.
2008, foram as ruas de nome original de Salvador que nortearam a caminhada. Começamos no Campo da Pólvora, e seguimo por euas com nomes como Cova da Onça, dos Perdões, Fonte Nova, Fonte da Vovó, Fonte Nova, Ladeira do Funil, Prala dos 15 Mistérios, Beco das Gostosas.



Fechamos no Bar Toalha da Saudade, do mestre Batatinha, (lembram de uma música cantada por Betania "Todo mundo vai ao circo , menos eu....") hoje administrado pelos filhos do compositor. Muito samba e cerveja.

Este ano o tema é ecológico : Paralelo das Águas - água de amanhã. Sairemos da Lagoa do Abaeté e através da Avenida Paralela chegaremos ao Parque de Pituaçú. Um longo trajeto, mas caminharemos firmes, de uma das avenidas mais movimentadas da cidade que faz a ligação do aeroporto a rodoviária passando pelas trilhas do Parque. Vai ser no próximo sábado, quem mora em Salvador se correr ainda dá tempo de participar.

6 comentários:

Fatima Cristina 18 de outubro de 2009 às 19:26  

Oi Tucha!
Que bela iniciativa. Junta-se um pouco de esporte, cultura popular e a comemoração tão merecida! Muito legal mesmo. Divirta-se com a próxima caminhada!
Beijos!

Dalva Nascimento 18 de outubro de 2009 às 19:49  

Tucha, que delícia...

tudo de bom caminhar, e ainda por cima em Salvador, essa linda cidade!

Adorei!

Bjs.

Lunna 18 de outubro de 2009 às 20:58  

Fiquei eu aqui a caminhar com vcs, que delícia e olha que eu prefiro mil vezes pedalar, mas deu vontade assim mesmo. Excelente passeio. Bjs

Carlucha 19 de outubro de 2009 às 07:32  

Pôxa... fiquei com vontade de participar! :)) Muito bacana essa idéia. Une lazer,cultura e diversão! Parabéns para o idealizador das caminhadas e para todos aqueles que participam e prestigiam... Acho que vou tentar implantar essa idéia aqui... :) Bjos

Bergilde 20 de outubro de 2009 às 06:22  

Amiga, vendo essas imagens de festa,alegria e amizade deu saudade dessa terra querida.Detalhe-fui 3 vezes a Salavador em férias e essa cidade mora no meu coração pois aí se pode ver em cores vivas a história do nosso Brasil!Abraços,Bergilde

Carolina 20 de outubro de 2009 às 10:19  

Que idéia bem bolada!
Soma confraternização + integração a natureza + saúde. Tudo de muito bom!

bjos

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO