#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

domingo, 13 de setembro de 2009

DOMINGOU

Olha o tempo passando, olha o tempo
É domingo outra vez, meu amor, domingou
Toquato Neto e Gilberto Gil


Sol de domingo invadindo a janela, convite pra rua. Corpos gordos, magros, sarados, jovens ou não, se expõem democraticamente à luz do dia nos parques, praias, jardins e gramados da cidade. A luminosidade dá novo tom ao azul do céu, destacando o colorido das pipas que aproveitam os ventos de setembro.

Apesar da aparente tranquilidade a cidade de Salvador vive um momento particularmente tenso. Onibus queimados, módulos policiais bombardeados e policiais atacados. Episódios de uma guerra que tem como maioria das vítimas jovens, soldados do tráfico ou policiais.

Por trás dos soldados do tráficos há um poder que movimenta muito dinheiro, armas e drogas. Sem muita opção de sobrevivência nas periferias das grandes cidades, os jovens ingressam no mundo do crime. A liderança de quem comanda é exercida pela violência e pela sedução de ganho "fácil".

Acredito que não teremos chances de vencer esta batalha com mais violência. Precisamos superar as desigualdades e injustiças sociais. Fazer funcionar bem os serviços públicos: escolas, centros de saúde, cultura, lazer, geração de emprego.

Quando o Estado se fez presente, a comunidade sai do domínio dos traficantes e se transforma. E assim, possam surgir da periferia talentos em usar bem, não armas destruindo e aterrorizando, mas instrumentos musicais, computadores, canetas, máquinas fotográficas, bolas.

Li hoje no jornal A TARDE que a fotografia que ilustrou uma das edições da semana foi de um adolescente que aprende a fotografar num dos projetos da comunidade. E ficamos a imaginar quantos talentos deixam de "acontecer" por falta de oportunidade.


Sol de primavera

Abre as janelas

A lição sabemos de cor

Só nos resta aprender

Beto Guedes

7 comentários:

Elaine Gaspareto 13 de setembro de 2009 às 20:50  

Olá!
Este é um comentário-convite.
Meu blog está completando neste mês um ano " no ar". Para celebrar e juntar gente interessante estou promovendo uma blogagem coletiva.
Ficarei feliz se você puder participar. Será um modo de divulgar seu espaço e conhecer outros blogs interessantes e que têm algo a dizer.
Conto por você.
O link para a inscrição é este:
http://elainegaspareto.blogspot.com/2009/08/convite-convocacao-pedido-promocao-ou.html
Elaine

Estou passando para retribuir sua visita e para dizer o quanto fico feliz em ter ganho o livro. Estou esperando ansiosa o email do "O que elas estão lendo?"
Na próxima vez terei alguns livros para doar pois não conhecia essa ideia, que aliás gostei demais. Afinal, guardar livros prá quê?
Gostei de seu 50 possibilidades...
Beijos.

Carlucha 14 de setembro de 2009 às 08:17  

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."
(Paulo Freire)

É inadimissível a retaliação dos bandidos, a inoperância da polícia e o abandono da população!
Até qdo?? :(

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ 14 de setembro de 2009 às 15:44  

As imagens sao lindas; pena que o Brasil está atravessando de ponta a ponta tantos problemas; também nao vejo uma solucao sem violências e vejo que o Brasil está por um fio em relacao a muitos assuntos e problemas sociais. Uma pena, pois o somos um povo com tantos sonhos e sentimentos.

Uma linda semana menina e Salvador é lindo eu conheco.

Jose Ramon Santana Vazquez 14 de setembro de 2009 às 17:25  

Desde mis BLOGS:

--- HORAS ROTAS ---

y

--- AULA DE PAZ ----

quiero presentarme

en esta nueva apertura

del eminente otoño.

Tiempo que aprovecho

ahora para desear

un feliz reingreso en

la actividad diaria.

Así como INVITAROS

a mis BLOGS:

--- HORAS ROTAS ---

y

--- AULA DE PAZ ----

con el deseo de que

estos sean del agrado

personal.

Momentos para compartir

con un fuerte abrazo de

emociones, imaginación y

paz. Abiertos a la comunicación

siempre.


afectuosamente :



--- TE SIGO ---50 POSSIBILIDADES---




jose

ramon…

Carlucha 16 de setembro de 2009 às 06:41  

Bom dia Tucha! As minhas plantas tbém estão todas trocadas... Bromélia na sala, cactos na cozinha e lírios na varanda, tbém estou tentando remanejá-las... :))
Beijokas pra vc, uma ótima quarta-feira e fique com Deus!

Lunna 16 de setembro de 2009 às 09:00  

Eu não sei se os talentos deixam de acontecer por falta de oportunidade, até porque sempre acreditei que oportunidade somos nós mesmos que criamos, afinal de contas, esse garoto mencionado por você se permitiu algo.
Diariamente nos limitamos, nos proibimos de fazer algo e é claro que a nossa vida fica menos agradável, mas nem sempre nos damos conta disso.
Eu mesma, há tempos não me permito mais certas notícias porque além de não me fazer bem, não acrescentam absolutamente nada a minha vida.
Aos poucos fui descobrindo novos meios, novas formas e você percebe que você mesma se limitava, aprendi que somos distraídos por natureza. rs
Beijos

Carlucha 17 de setembro de 2009 às 11:36  

Oi Tucha! Estou te convidando para participar da brincadeira do "cartão vermelho"! Passe lá no meu blog e participe! Bjo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO