#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

domingo, 14 de junho de 2009

MÚSICA


O que você sente quando houve determinadas músicas: Seu coração bate mais rápido e um leve arrepio lhe percorre a espinha? Você sente uma inexplicável tristeza e um suspiro vem do fundo da alma? Certa energia percorre seu corpo e vem uma incontrolável vontade de dançar?

É a música tem esse poder, trazer a tona emoções. E evoca não apenas emoções de acordo com a nossa história pessoal, existe uma base comum universal que nos faz perceber determinadas sensações dependendo da música escutada. Segundo pesquisa da neurociência tem a ver com o andamento, a altura tonal entre as notas. O andamento é rápido e forte da dinâmica musical suscita alegria. Trechos mais lentos e menos intensos exprimem tristeza, serenidade.

A arte musical é uma das práticas mais antigas registradas. Através da história, a música prepara para ações coletivas, sejam elas religiosas, comemorativas, de chamamento para batalhas. Muitas e muitas vezes melodias são pano de fundo para a ação.

Assim, não é a toa que um fundo musical dá o tom exato a um filme, uma novela, ou mesmo a cenas da nossa vida. Assim a música fica sendo a marca de muitos momentos, e, quando a ouvimos eles voltam à memória e ficamos sensibilizados. Da mesma forma, queremos deixar de ouvir, aquelas que nos evocam momentos desagradáveis.

A proposta da blogagem coletiva Solta o som, “puxada” pelo Fio de Ariadne é conhecer a trilha sonora da nossa vida. Nem sempre é facil escrever sobre um tema pré determinado, para mim está sendo um exercício. Mas tem sido um espaço pra conhecer pessoas e seus escritos.

Estou viajando a trabalho amanhã, mas espero poder postar a minha trilha sonora.

5 comentários:

Bergilde 15 de junho de 2009 às 03:32  

Tudo isso que voce descreveu costumamos sentir ouvindo determinadas musicas.Eu,particularmente, nao consigo viver sem uma cançao para escutar durante o dia,e, dependendo de como me sinto o ritmo muda também, é por isso que troco sempre a trilha sonora la do meu cantinho. Abraços e boa semana!

Marta 15 de junho de 2009 às 19:32  

é isso aí :)

beijo, Tucha

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ 17 de junho de 2009 às 06:29  

Tucha te achei aqui no perfil desse blog.

http://cimitan.blogspot.com/2009/06/foto-do-perfil_17.html

beijos

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO