#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sábado, 6 de junho de 2009

ANTES DE MORRER

Sempre desejada por mais que esteja errada
Ninguém que a morte só saúde e sorte
Gonzaguinha


Desde que descobrira – mas descobrira com tom espantado – que ia morrer um dia, então não tive mais medo da vida, e, por causa da morte tenha direitos totais: ariscava tudo.
Clarisse Lispector


Quando os aviões caem, outras trajédias ocorrem ou morre um amigo, um vizinho, nos damos conta da fragilidade da vida e da possibilidade constante da morte. Viver é perigoso, nos alerta o Guimarães Rosa. Pensamos então que nossa trajetória tem que ser significativa. E vamos traçando nossas prioridades, o que é mesmo importante realizar, ou tentando fazê-lo, já que a vida tem tantas surpresas.

Há quem chegue à numa situação extrema como uma doença terminal, ou na velhice e se dê conta de que fez tudo errado, e tenta correr pra corrigir. Esse já foi o tema de muitos filmes. O último que vi foi Antes de partir, com Jack Nicholson e Morgan Freeman, onde um executivo se descobre doente e constroi uma lista de coisas pra fazer antes de partir.

Talvez pensando nas nestas nossas inquietações o mercado editorial venha lançando livros sobre o que fazer antes de morrer. Um deles é de auto ajuda, 100 coisas pra fazer (antes de morrer) segundo a divulgação “ajuda a identificar os objetivos da vida e realizar sonhos”. Passeando pela internet descobri que um dos autores morreu. Será que ele realizou a sua lista, fez as tais 100 coisas?
Morre autor de "Cem coisas para fazer antes de morrer"
Um dos escritores do best seller "Cem coisas para fazer antes de morrer" Dave Freeman morreu esta semana, aos 47 anos, após cair e bater a cabeça no chão em sua casa. Entre as cem coisas que Freeman e Neil Teplica (outro autor da obra) diziam que todos deveriam fazer antes de morrer estão presenciar a cerimônia do Oscar, ir a uma cerimônia vodu no Haiti e correr com touros na Espanha.


Outros livros são prescrições de que lugares conhecer, discos a ouvir, filmes ver, vinhos tomar antes de morrer.
Esse achei o mais interessante, é tipo um guia turistico, dos lugares que do ponto de vista da autora, são imperdíveis. Existe também uma versão nacional 1000 lugares para conhecer no Brasil antes de morrer. Que podemos acessar virtualmente.



Talvez influenciados pelos livros, descobri também 1001 blogs com listas inviduais relatando o que gostariam de fazer antes de morrer. Algumas hilárias, outras cheias de boas intenções.

Bom, eu não vou fazer lista (será por medo de atrair a morte?). Minha proposta é espera é algo assim como viajar para 1000 lugares, ouvindo nos voos 1001 músicas no Ipood, tomar 1001 vinhos, harmonizando com as delícias culinárias do mundo. Afinal eu estou aqui para trabalhar, sim, mas também e principalmente fazer amigos, viajar e me divertir.Que lhe parece?

E você, o que está fazendo antes de partir?

7 comentários:

Ramon Pinillos Prates 6 de junho de 2009 às 22:31  

Esses 1001 filmes tem tudo a ver com a sua lista de todos os filmes que você já viu.

Bergilde 8 de junho de 2009 às 05:20  

...Entre as cem coisas citadas no livro para fazer antes de morrer, ja pude assistir a uma corrida de Touros em Barcelona,mas nao gostei, preferia nao ter visto, em todo caso, a vida é mesmo muito curta e precisamos aceitar essa grande verdade que nos acompanha,arriscando sempre,mas sobretudo,amando...Viva o Amor!

Fabiana Motroni 8 de junho de 2009 às 17:57  

Estou cultivando 1001 amigos...

(para garantir a matéria-prima dos meus poemas, da minha poiesis, colhendo motivos pra gente maravilhosa como você me visitar...adorei o "Interagito"!)

Beijos,
Fabi

Sandra 9 de junho de 2009 às 16:11  

Passei através do João. Mas é bem legal o seu blog.
Venha me visitar e ser minha seguidora.
Passe em blog coletivo e viaje por lá.
Tem selo.
Sandra

Marta 9 de junho de 2009 às 17:37  

Olá Tucha!

eu antes de partir, ando vivendo :)


mas ainda quero fazer tanta coisa...

;) beijo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO