#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

terça-feira, 10 de março de 2009

DELÍCIAS


Uma das melhores horas do dia era quando nós alimentavámos. Assim que o formoso rostinho da Tati, começava a ficar tristinha ... era hora de comer.

Reunidos em volta da mesa, brindando a vida com cerveja fria e clara, desejando saúde a todos. Escolher o que comer em cardapios tão diversos era um exercício de conhecimento e cultura. Além da comida local, os sabores andinos, passamos pela culinária internacional, pela chinfas (restaurantes chineses), e sabores mexicanos ou mesmo a tradicional comida italiana.

Era o momento também de nos conhecermos mais, ouvir histórias, planejar o que fazer no dia seguinte. Muita conversa, muita risada, muita alegria.

Os sabores do Peru e do Equador vem do mar, pescados, mariscos. O prato típico disputado entre os dois países é o ceviche. Pessoalmente gostei mais da receita peruana, mais picante e mais saborosa.

Prato típico do Equador
Truta com molho de ervas


Ceviche (veja a receita)
Ingredientes
- 300 g de filé de peixe (linguado ou robalo)- 15 camarões médios limpos- 6 lulas médias cortadas em anéis- 4 pimentas-dedo-de-moça em tirinhas- 3 dentes de alho pequenos picados- 1 cebola roxa média em tirinhas- Suco de 10 limões tahiti- Sal e coentro (ou salsinha) a gosto

Modo de preparo
Corte o peixe em cubos de 3 cm de lado. Reserve. As lulas e os camarões precisam passar por um pré-cozimento rápido denominado branqueamento. Numa tigela, coloque os cubos de peixe, as lulas, os camarões, sal, o suco dos limões, o alho, o coentro picado mais algumas folhas inteiras, a cebola e a pimenta. Misture muito bem. Acerte o sal, se necessário. Sirva o ceviche imediatamente. Alguns acompanhamentos tradicionais são milho e batata-doce cozidos.

Dica:Ferva água em uma panela média. Ponha sal e adicione a lula e os camarões. Deixe por 3 minutos na água em ebulição. Os pescados não podem cozinhar muito, caso contrário, podem ficar duros ao invés de macios. Retire-os da panela e os ponha em uma tigela com água fria e gelo para dar choque térmico. Retire após 2 minutos e escorra.


Os pratos fotografados estão no Pão meu de cada dia, se tiver curiosidade passe lá e confira.

Um dos momento legais foi no restaurante Estádio, em Lima. O local é totamente decorado com motivos fultebolísticos. Fotografia de grandes estádios, camisas, flâmula de times de todo o mundo, encontramos lá bandeira do São Paulo, Palmeiras, Internacional.

Em algumas mesas estátuas de grande jogadores, Pelé, Maradona e Ronaldinho. Pagamos o 'mico' de tirar as fotos.

É claro que não encontramos por lá representação do time baianos. Como o Angelo Frederico estava com a camisa do Bahia o proprietário propos a troca, devidamente registrada por nós. Ficamos de encaminhar a flâmula e a foto do time.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO