ISTAMBUL - ENTRE DOIS CONTINENTES
A Turquia é o ponto de encontro entre a Ásia e a Europa e essa localização estratégica reflete esse encontro entre o Ocidente e o Oriente, o choque e o diálogo entre as civilizações.
Começamos a nossa caminhada pela fascinante Istambul. Uma das poucas cidades do mundo que pertence a dois continentes - Europa e Ásia.
Ela foi fundada no ano 667 aC por colonos gregos, ao longo de um golfo profundo e protegido chamado de "o corno de Ouro". No século V aC foi ocupada pelos persas, no ano 479 aC, pelos espartanos, depois pelos atenienses em em 409aC, de 336 a 323 pertenceu aos macedônios, no reinado de Alexandre, o Grande. No ano 100 aC foi tomada pelo Império Romano.
No ano 324 dC , o imperador Constantino I, o Grande, começou a erigir ai uma cidade que se transformou na Capital do império Romano do Oriente ou Império Bizantino - Constantinopla.
Depois de longos anos de conflito, em 1453, ocorre a queda de Constantinopla, que passa ao domínio otomano. Passa a sofrer uma profunda transformação cultural e religiosa. As Igrejas cristãs ortodoxas são convertidas em mesquitas e novas mesquitas e palácios são construídos para celebrar os reinados dos sultões.
Em outubro de 1923, Mustafa Kamal Ataturk, estabeleceu a República da Turquia e a capital foi transferida para Ankara. Em 1930 passou o nome Istambul foi adotado oficialmente. Nas décadas de 50 e 60, a cidade sofreu grande mudança estrutural.
É a quarta cidade mais populosa do planeta, são 27 regiões metropolitanas, 18 do lado europeu e 09 do lado asiático, dividida entre centenas de bairros.
Na paisagem da cidade se destaca o Bósforo, um estreito cuja largura não vai além de 700 m, mas como é a fronteira líquida entre os dois continentes e também a alma da cidade.
O estreito liga o Mar de Marmara ao Mar Negro, possui cerca de 30 km de extensão. O transito de navios e outras embarcações, inclusive as turísticas como a nossa, é intenso.
Por isso um passeio pela suas águas é essencial.
Para observar as pontes que ligam a duas partes da cidade.
Ou as construções impactantes que fica as margens do Bósforo: palácios, mesquitas, fortalezas e mansões.
A mesquita Ortakoy, pequena mas bela.
O palácio Dolmabahce é o mais famoso, fica no lado europeu, construido entre 1842e 1853 pelo Sultão Abdulmecid I, foram usadas 14 toneladas de ouro para decorar o teto.
Outro Palácio é o Kucuksu, construído no século XIX, em estilo barroco e rococo, com fachada rebuscada. O pequeno palácio era usado pelos sultões como apoio para caçadas e pescarias.
Além disso inumeras mansões e casas com ancoradoro próprio.
Postar um comentário