PALAIS DE LA BAHIA - A BELEZA EM MARRAKECH
No meio do agitado centro histórico da cidade um lugar que é um exemplo fantástico da beleza da arquitetura árabe andaluz - Palácio Bahia. A palavra Bahia em árabe, significa brilho ou beleza, o lugar merece este nome.
Como falamos anteriormente, a arquitetura árabe, se caracteriza por pátios ou jardins internos com fontes, muita decoração em mosaico de cerâmica (zellige), estuque esculpido, e madeira de cedro trabalhada.
Foram envolvidos na construção, que durou cerca de 14 anos, os maiores artesoes do Marrocos. E capricharam nos detalhes, a decoração vai do chão ao teto.
A construção foi iniciada pelo grão-vizir (uma espécie de primeiro ministro) Si Mussa em 1860. São cerca de 150 cômodos, mas só parte deles é aberta a visitação. Tanto espaço se justifica porque o vizir tinha 4 esposas e 24 concubinas.
A cada espaço uma nova surpresa, nada é igual e nada é simples. Estão todos sem móveis de época. São salas vazias cheias de história.
O patio principal é o ponto alto da visita. ele tem três fontes, dezenas de salas todas revestidas com mosaicos azuis, brancos e amarelos. O piso é com a padronagem marroquina cor de esmeralda.
O Palais de la Bahia pertence ao Ministério de Assuntos Culturais do governo do Marrocos e parte dele é usada para recepções governamentais.
Postar um comentário