#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

domingo, 9 de junho de 2019

ARQUITETURA MARROQUINA

A localização estratégica do país, entre a Europa e a África, favoreceu a invasão por diversos povos, assim, durante séculos o Marrocos foi  influenciado por múltiplas culturas. Podemos dizer que o país extraiu, como se fosse um perfume, a essência das heranças berbere, árabes e mediterrânea e a transformou num maravilha. E tudo isso se reflete na arquitetura, mas a maior influência é islâmica.

MEDINAS E MESQUITAS
Falamos das medinas no post anterior quando conversamos sobre a interessante medina de Fez, onde podemos caminhado nos seus labirintos ter a sensação de retornar aos tempos medievais.

A construção das medinas se iniciam em torno de uma Mesquita, a principal. Observamos isto na Medina de Fez. Na maioria das Mesquitas, não é permitida a entrada dos não muçulmanos. Da antessala, fotografamos o movimento de mulheres e crianças aguardando o momento das orações.

No post sobre a mesquita de Casablanca, comentamos que nos templo religiosos muçulmanos inexistem figuras humanas ou de animais,  os elementos decorativos com motivos geométricos ou versos do Corão.

As mesquitas estão presentes em qualquer cidade ou vila (foto abaixo tirada da janela na van), independente do tamanho. Geralmente todo templo tem um minarete, de onde o muezim conclama os fieis para a salá (oração). Além dos elementos de decoração há um mirabe,um tipo de altar que indica a direção para a Meca. 

MADRASSAS OU MADRAÇAS
O Islã sempre foi o promotor de atividades educativas regulamentadas. As madrassa são escolas de ensinamentos islâmicos, onde se aprende e discute o Al Corão. Antes aqui também se ensinava a ler, a escrever e a calcular. além de direito, filosofia e astrologia.

Visitamos em Fez a madrassa Bou Inania, em Fez. Com uma arquitetura única. Um portão adornado de forma magnifica e  um vasto pátio central com arcos decorados com trabalhos em estuque e uma fonte.





Na parte superior ficam os pequenos quartos usados pelos estudantes e o corredor com janelas que dão para o pátio e rendem ótimas fotografias.
FONTES
Outro elemento de designer bem frequente são as fontes. Tanto nas ruas quanto nas áreas internas das residencias. Uma característica que vem desde  tempos medievais. A medina de Fez, por exemplo, existem 70 fontes ao todo. A mais conservada é Fontaine Nejaine. 
 Os mosaicos estão presentes nas diversas construções e são uma das mais belas artes marroquinas.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO