#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

domingo, 24 de março de 2019

EH MINAS...



Guimarães Rosa escreveu sobre o estado: “Minas são muitas. Porém poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais”. Já estivemos algumas vezes por aqui, mas desta vez tentamos ir com calma, na busca de contemplar algumas das faces mineiras.


Começamos pelo Circuito Cultural da Praça da Liberdade. A praça fica na confluência de quadro grandes avenidas, era o ponto mais elevado da cidade na época da fundação e aqui ficava o poder político da cidade, a sede do governo - o Palácio da Liberdade (foto 1)- e as Secretarias de Estado. Quando a administração pública foi transferida para um outro local, os prédios foram transformados em centros culturais e museus.


Os prédios refletem a arquitetura do final do Século XIX e, nas décadas de 50 e 60 do século 20, Niemeyer deixou sua marca em dois prédios (vamos falar deles depois). Começamos pelo Centro Cultural do Banco do Brasil, antigo prédio da Secretaria de Segurança Pública.


No local ocorrem exposições temporárias de arte. E funciona um café / restaurante.


    Outra visita interessante é o Memorial de Minas, em Belo Horizonte. Aqui as diversas salas trazem um pouco da história, das artes mineiras fazendo com que a gente entre no espirito das Minas Gerais.




Não há uma sequência determinada para fazer o roteiro da visita. Cada pessoa faz o seu percurso, seguindo os seus interesses e disponibilidade de tempo.
Sugiro começar pelo primeiro piso com os mineiros ilustres.


O primeiro deles é o escritor Guimarães Rosa, que com a sua prosa traduziu a beleza do falar cotidiano do povo dos sertões de Minas.



A sala seguinte homenageia o poeta Carlos Drummond de Andrade, com uma instalação onde os seus poemas foram bordados em paletós ou impressos em camisas.




Na arte fotográfica o destaque é para Sebastião Salgado. 



E tem muito mais: vídeo sobre a história de Belo Horizonte, personagens que contam a história da Inconfidência Mineira.... 



Além das artes em cerâmica do Vale do Jequitinhonha...


Saiba mais sobre o Memorial Minas Gerais aqui e escolha o seu roteiro.


Quem estiver com crianças acho que eles vão gostar de visitar o Espaço do conhecimento da UFMG, onde há um planetário ou a Museu das Minas e do Metal.

Depois deste primeiro encontro, podemos então buscar as várias outras camadas de Minas: a barroca, a histórica, a modernista....

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO