#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sábado, 10 de novembro de 2018

SANTORINI - LAVA E PEDRA

No início ela era Strongyle, a redonda, depois os fenícios a chamaram de Kalliste, a mais bonita, durante as Cruzadas virou Santa Irene. Depois de milhares de anos e quatorze erupções, ela é Santorini permanece singularmente bela e é um dos destinos gregos mais procurados.

A singularidade se deve a uma erupção vulcânica que ocorreu por volta de 1600 aC, a intensidade foi grande, expelindo 30 quilômetros cúbicos de magma, o que marcou a paisagem para sempre. Uma coluna de poeira subiu do mar, todo o centro da ilha submergiu e foi preenchido pela água do mar. 


Ao redor desta cratera do vulcão Gheorghios estão algumas das cidades mais interessantes da ilha  Thira, a capital e Oia.


A mais famosa destas cidade é Oia, cujas fotos ilustram esta postagem. Fica no extremo noroeste da ilha e é, segundo os gregos, o melhor lugar para contemplar o por do sol no abismo da cratera. 


Declarada "monumento arquitetônico" a pequena cidade tem 70 igrejas, antigos moinhos recuperados,  restaurantes, hotéis, lojinhas que vendem de produtos sofisticados a lembrancinhas de viagem.


As casinhas brancas e ocre, unidas entre si em um quebra cabeça de telhados e terraços, formam uma paisagem única. Famosa no mundo inteiro como um dos destinos mais românticos do mundo.


Muita gente, vem aqui para casar. Li que são realizados cerca de 4 mil casamentos por ano. Existem empresas especializadas para cuidar de tudo, traslados, flores, cerimonia, fotografia etc. 


Caminhar subindo e descendo pelo labirinto que são as pequenas ruas é uma experiência única, que exige algum preparo físico. Cheguei a conclusão de que devia ter vindo as Ilhas Gregas há mais tempo.


0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO