#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sábado, 15 de setembro de 2018

DELOS



A ilha de Delos fica no centro do arquipélago das Cíclades, considerada um dos sítios arqueológicos mais interessantes da Grécia, tombada pela UNESCO como patrimônio da humanidade.


Situada há cerca de 30 minutos de barco de Mykonos é um passeio que vale a pena para quem gosta de história e mitologia.




Entre 900 aC e 100 dC a ilha foi o mais importante santuário pan helênico,  conhecida como "ilha dos deuses". Segundo a mitologia aqui nasceram os filhos gêmeos de Zeus e Leto Apolo: o deus do sol e Artemis, que representava a esfera lunar.

O fato de ser um centro religioso fez com que fosse criando condições par o seu crescimento comercial e aumentando sua influencia política. Dizem que aqui floresceu a liga de Delos, que congregava os aliados de Atenas contra Esparta.

Encontramos aqui salas circundadas por colunas de mármore, paredes e assoalhos adornados com mosaicos, esculturas que resistiram ao tempo.



Entre as esculturas estão leões em mármore esculpidos no local há 2600 anos.




A ilha é rochosa, sem nenhuma montanha com pouquíssima vegetação. Mas cercada da beleza dos múltiplos tons de azul do mar Egeu e banhada pelo sol. 





Como era verão, depois de um certo tempo, passeio ficou particularmente desconfortável por conta do calor. E a nossa guia, uma senhora muito entusiasmada, não parava de falar.


Foi uma experiência enriquecedora conhecer a ilha e sua história.




0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO