#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

CAMINHANDO PELA HISTÓRIA - ACROPOLE

Caminhar pelo centro histórico de Atenas é como passear por parte da história da humanidade. Afinal nasceram aqui as primeiras reflexões filosóficas, floresceram a arte, a arquitetura, a ciência deste nosso lado ocidental. Para conhecer um pouco destes 4000 anos de história é importante estar acompanhada de um bom guia, disposição para caminhar e ter uma dose de imaginação para enxergar além das ruínas. 

O passeio mais significativo para mergulhar na história é a Acrópole, guardiã da cidade. A maior parte das construções aqui são do século 5 aC, depois das guerra com os persas, o chamado período clássico, que estudamos na aulas história geral. 


Grande parte das construções estão em ruína, temos que lembrar que durante os séculos que se seguiram ocorreram inúmeras guerras, saques, mudanças políticas, religiosas, entretanto a imponência das construções impressiona. 



Esteja preparado, é uma colina, o terreno é irregular, quase sem vegetação, certamente o local vai estar cheio de turistas, e, se for verão, o calor vai ser intenso. Não esqueça sapatos confortáveis, protetor solar, um chapéu e bastante água. 

A entrada cerimonial é o Propileu, as escadas não existem mais, apenas o imponente portal.


A construção mais imponente é o Paternon, o maior dos templos gregos, construído em honra a Atenas Palla, a deusa da sabedoria.  




É possível ter uma visão geral da cidade, de um mirantes.


Outro templo, não tão grande porém muito interessante, é o Erechtion, dedicado a Atenas Niké (Atenas sem asas) deusa da vitória e a Poseidon, os deuses que disputaram o patronato da cidade. 




O destaque são as colunas de sustentação em forma femininas _ as cariátides.




Para quem gosta das lendas gregas, conheça o relato da disputa dos deuses pela patroado da cidade. Segundo a mitologia Poseidon e Atena disputavam e o primeiro, presentou a cidade com o mar e um cavalo. Atena domou o cavalo  doado pelo tio, transformando-o num animal útil e ofertou uma oliveira: alimento, óleo e madeira. Aquele jeito feminino de dar utilidade as tudo. Ganhou a disputa, a cidade ficou com o seu nome e a árvore passou a ser o simbolo da cidade. Elas estão em todas as partes e o óleo de oliva é um dos principais produtos de exportação do país.





O destaque é o teatro de Herodes Ático, construído no século 5 aC foi o primeiro do mundo, palco das comédias e tragedias escritas por Esquilo e Sófocles. 












Outro local de relevância histórica é o Areópago, citado no Livro de Atos dos Apóstolos, como o monte onde Paulo de Tarso falou pela primeira vez aos atenienses sobre o evangelho de Cristo.



Para finalizar a lição de história fomos ao Novo Museu do Acrópole, o acervo é constituído dos achados arqueológicos encontrados no local, começou a ser reunido com as escavações do século XIX que foram recentemente instalados na nova construção inaugurada em 2009. 



O museu fica nas proximidades do Acrópole e durante sua construção foram descobertos novos sítios arqueológicos, o arquiteto responsável pelo projeto decidiu suspender os pilares da estrutura e incorporar as escavações ao prédio.



Muitas das histórias da mitologia grega eram contadas nas através de entalhes afixados nos templos,  muitos deles foram levados pelos museus britânicos e americanos e houve muita disputa judicial para que retornassem ao país, e estão aqui preservados.



Lá estão, por exemplo, as Cariátides originais e outras peças relevantes. É possível ver documentário sobre a exploração do sítio arqueológico, tomar um café ou comprar lembrancinhas na loja do museu. 


0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO