#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

segunda-feira, 20 de junho de 2016

SÃO PAULO - TANTAS CIDADES

Esta São Paulo 
São tantas cidades
nunca tantas
quanto gostaria de ser
São Paulo no wakman - Engenheiros do Hawai


Sempre passei pela cidade sem um roteiro definido, geralmente em passagens breves, envolvida em congressos, cursos, com pouco tempo para circular pela cidade. Desta vez decidi ler e buscar sugestões de lugares interessantes para conhecer. A primeira caminhada recupera um pouco da história.



Nada melhor então que ir onde tudo começou - o Pateo do Colégio.  Aqui, em  25 de janeiro de 1554 , a cidade começou. Como a data considerada era considerada da conversão do apóstolo Paulo, a cidade recebeu o seu nome.


Inicialmente uma cabana de pau a pique para abrigar os jesuítas, entre eles José de Anchieta. Depois o colégio criado para catequizar os nativos. Posteriormente, os jesuítas, da Companhia dos Jesus, foram expulsos do Brasil , na época em que o Marques de Pombal governou Portugal. O local só voltou a sua vocação original em 1954, quando foi construída a Igreja Beato Anchieta e o Museu do Padre Anchieta.




Seguindo pelo coração da cidade outro local cheio de espiritualidade é o Mosteiro de São Bento. 



O registro dos arquivos dizem que Mosteiro foi construído no terreno onde ficava a taba do cacique Tibiricá. A história completa esta aqui. A visita foi especial pois foi realizada na missa dominical das 10 h, famosa pelos cantos gregorianos. O Templo é belíssimo e merece a visita em qualquer dia da semana. 



São muito elogiadas as iguarias da sua padaria (a fila estava tão grande que desistimos de comprar). Fomos ao Café Girondino, ponto tradicional, com decoração de época e doces deliciosos.



Continuando o ciclo histórico religioso, fui a uma obra mais recente, a Catedral da Sé, inaugurada em 1954. A ideia era realizar a visita guiada a cripta, mas fui pela manhã e elas ocorriam à tarde.

Ainda no Centro da Cidade uma obra arquitetônica que relembra outro momento histórico - o Teatro Municipal. A luxuosa construção é símbolo das aspirações cosmopolitas dos tempos de fausto do ciclo do café, início do século 20. 



Infelizmente não pude assistir um espetáculo, realizei uma visita guiada. Em pequeno grupo vamos passeando pelas instalações e recebendo explicações sobre a construção e decoração.




A concepção da obra foi fortemente influenciada pela Ópera de Paris, mesclando traços barrocos e renascentistas. Um dos destaques são estátuas inspiradas na mitologia grega, como as musas das artes (entidades a quem era atribuída a capacidade de inspirar), as cariátides (figura feminina que serve de pilar de sustentação)




Os vidrais também contribuem para trazer luz e beleza ao interior, são inspirados da flora brasileira.





Já as pinturas foram inspiradas em óperas famosas, como a Cavalgada das Valquírias, de Wagner.



Até os subterrâneos são imponentes, além de dar sustentação a construção, antes eram usados também para ventilar o salão principal. Para saber mais ver no site.






0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO