#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

AMOR - ISABEL ALLENDE - RESENHA DE LIVRO



Allende, Isabel. Amor. Ed. Delbosillo. 1ª ed. Barcelona. 2013

Em viagem gosto de ler um livro de escritor do país ou estado que vou visitar, sempre me parece uma boa companhia. Assim, quando estive no Chile, no final do ano passado, fui acompanhada de Isabel Allende, num livro chamado "Amor". Busquei uma edição espanhola, pra tentar ampliar o vocabulário na língua.

Não é exatamente um livro de contos, mas a seleção de cenas de romance e erotismo dos diversos livros da autora. A idéia inicial para este projeto foi do editor, mas Isabel se entusiasmou e fez as escolhas dos textos e os agrupou em temas como: O despertar, O primeiro amor, A paixão, Humor e Eros, A Paixão, O ciúme, O amor durável, O amor na maturidade.

Na introdução de cada capítulo, a autora escreve breves comentários divertidos e sinceros sobre cada temática, nos fazendo saber mais sobre ela, seu passado, suas vivências. Sempre escritos daquele jeito leve, fluente, provocador que a caracteriza.

Acredito que escreve sobre o amor, o apaixonamento e encontros erótico não seja fácil, é necessário encontrar o tom certo, sem ser piegas, nem vulgar, sem ser tão explicito, mas fazendo o leitor entra no clima da paixão dos personagens. A escritora chilena consegue isto, erótica e divertida, amorosa e inebriante,

Isabel me lembra Sherazade, a personagem das Mil e Uma Noites, daquelas pessoas que contam histórias para sobreviver e que detém a arte de cativar os ouvintes, tecendo com as palavras redes que prendem e encantam. Herdou também, como latino americana, o lado mágico do realismo fantástico mesclado com fatos da história dos países de origem.

O livro, apesar de não trazer novidade, por ser feito com pedaços de outros, vale pelo reencontrar a prosa sempre saborosa e cheia de sensações da autora. Para mim, que havia lido apenas três obras dela foi um grande encontro. Gostei tanto que emendei com outro livro de Allende: Eva Luna. E aqui estou novamente enredada numa boa história.



2 comentários:

Bergilde 30 de janeiro de 2014 às 05:55  

Ler para quem gosta é realmente um grande prazer,uma viagem a outros mundos e até mesmo dentro de nós mesmos.Gostei de mais esta tua sugestão e apreciação,grande abraço,bom dia Tucha!

Thiago Mendes,  9 de maio de 2014 às 01:52  

Eis aí outro livro que promete. Já o coloquei na lista e já aguardo a oportunidade de lê-lo. Comprar, por enquanto, está fora de meus planos. Mas quem quer ler sempre dá jeito, não?
...Por isso encontrei online para baixar, enquanto o momento não chega. Boas leituras!
http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Eva-Luna

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO