#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

COMO VER UM FILME


Qual a sua cena de cinema favorita?  Aposto que você tem algumas inesquecíveis, mexeram com sua emoção, lhe fizeram sentir-se como num sonho.  Um filme é de certa forma o sonho de outra pessoa, que você vive , de olhos bem abertos, no escurinho da sala de cinema.

Este encantamento não lhe deixa curioso para desvendar o outro lado dos filmes? Deixa? Então tenho uma dica de leitura, o livro Como ver um Filme (Nova Fronteira, 2012) de Ana Maria Bahiana. Para quem não conhece a autora ela é jornalista com experiência de três décadas de cobertura cultural na mídia, sendo a uma das duas brasileiras que integra a Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, responsável pela premiação anual do Globo de Ouro.

A proposta do livro é formar platéias mais críticas e informadas, e, por estarem mais atentos possam compreender melhor o que vêem e sejam melhores espectadores.

A leitura é leve, saborosa e responde a questões como: os custos de uma produção, as etapas de desenvolvimento de um filme, os diversos papeis de uma equipe de produção, como é construído um roteiro, quais as especificidades da narrativa cinematográfica, como encontrar a expressão visual adequada, as metáforas visuais. Os temas são abordados recheados de exemplos cinematográficos, histórias de bastidores etc.

Depois desta primeira parte mais estrutural, a autora identifica as características dos diversos gêneros cinematográficos, com inúmeros exemplos. E finaliza o livro com uma vasta lista de sugestões de filmes de diferentes estilos e nacionalidade, de 1900 até a atualidade, identificados com excepcionais.  

Um livro para quem ama cinema e quer dialogar com os filmes, compreende-los, desfrutá-los.

5 comentários:

Marcio Melo 6 de outubro de 2012 às 09:43  

Me interessei pelo livro, como amante de cinema seria difícil não se interessar né?

Bergilde 8 de outubro de 2012 às 05:29  

Sugestivo tema desse livro porque nem sempre o filme mais publitizado pela mídia é o melhor.Depende muito do gosto pessoal de cada um.Pessoalmente sou muito romântica e prefiro os clássicos de um tempo que não voltará jamais...Grande abraço,bom começo de semana pra ti!

Ramon Pinillos Prates 8 de outubro de 2012 às 22:20  

Parece ser legal, apesar de nem sempre concordar com as opiniões dela. Qualquer dia desses pego emprestado pra ler.

Dalva Nascimento 12 de outubro de 2012 às 17:07  

Sempre leio o blog da Ana, mas nunca li nenhum de seus livros. Também sou apaixonada pela sétima arte e vou anotar a sua sugestão.

Bjs.

Bel 23 de outubro de 2012 às 00:08  

Já comprei no www.estantevirtual.com.br 20,00 mais 5,00 de frete! ;)

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO