#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sábado, 27 de junho de 2009

ABAIXE O SOM


Desde que estudei um pouco mais sobre poluição sonora ando atenda a questão, e percebi o quanto nós, que moramos em grandes cidades, estamos sofrendo com este problema. Temos a sensação de que vamos nos acostumando com o constante ruído de fundo que convivemos nas ruas, no ambiente de trabalho, entretanto, ele permanece e vai nos causando danos progressivos à saúde.

Salvador foi considerada pela OMS uma das cidade de maior poluição sonora do Brasil. Parece que algumas pessoas se acostumaram aos trios elétricos e querem ouvir músicas em volume cada vez mais alto. Percemos isto nos locais públicos, especialmente em bares, barracas de praia e mesmo onde moramos. Preparando a apresentação para um seminário do mestrado fizemos medições em alguns locais e observamos que estavam bem acima dos decibéis recomendados como seguros.


Outra agressão a audição está se tornando bastante comum, são os iPod. Os jovens estão usando estes aparelhos em altura máxima, e, como consequência vão progressivamente tendo reduzida sua acuidade auditiva. São os surdos digitais. A revista Época publicou matéria sobre o assunto.

Considero que é importante aprender a proteger a preciosidade que é o nosso sistema auditivo. Além do potencial lesivo dos altos volumes para o sistema auditivo, a poluição sonora pode também trazer outros efeitos como distúrbios do sono, mudanças de humor, dificuldade de concentração, distúrbios hormonais e cardiácos.

6 comentários:

Ramon Pinillos Prates 28 de junho de 2009 às 11:52  

Hein? Vitrola?
Fala mais alto que eu não ouvi.
eheheheheh

Bergilde 28 de junho de 2009 às 14:17  

...Aqui onde moro é menos comum,mas existem ruas que durante à noite os moradores se lamentam do barulho que nao conseguem nem mesmo dormir.

Valdemir Reis 28 de junho de 2009 às 19:47  

Olá estou visitando, parabéns pelo belissimo trabalho, excelente. Quem segue acompanhado de um amigo vai mais longe, muito além...
Compartilho o texto a seguir
“A amizade é assim:
É sentir o carinho,
É ouvir o chamado.
É saber o momento
de ficar calado.
Amizade é somar
alegrias, dividir tristeza.
É respeitar o espaço,
silenciar o segredo.
È a certeza
da mão estendida.
A cumplicidade que
não se explica,
Apenas vive!”
Olavio Roberto
Grato de coração por sua atenção e gentileza. Deixo votos de um fim de semana repleto de muitas alegrias, muitas bênçãos e que reine a paz, saúde e proteção, brilhe sempre! Fique com Deus. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Felicidades.
Valdemir Reis

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ 29 de junho de 2009 às 05:09  

Quando vou ao Brasil, estranho demais a falta de sossego. Aqui é muito quieto e bastante silencio. Acho um absurdo por exemplo em épocas de campanha eleitoral. Às vezes meia noite passa o carro com música alta e alto falante. E as criancas que querem dormir? E os bebês? Acho uma falta de respeito.

Ótimo tema

Um grande abraco

Anônimo,  29 de junho de 2009 às 07:24  

No silêncio da minha Piacaba, só os grilos e passáros nos acordam!

Obrigado por estar Seguindo o Varal!

Volte sempre!

Marta 30 de junho de 2009 às 11:45  

Muito bom Tucha! Faz-nos diminyir o ruído!
~
beijo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO