#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

PIRAMIDES E FARAÓS

Para conhecer o Peru seguindo a crolonogia histórica, temos que começar pelo norte. Aqui estão os sitios arquelogicos das civilações anteriores aos incas. Percorremos as cidades mais interessantes da região e descobrimos coisas que não imaginávamos.

Começamos por Trujillo. Uma cidade colonial, com construções históricas e sobretudo cercada de restos de antigas culturas.

Um dos mais interessantes povos, a sociedade mochica, que viveu no século 6, deixou várias Huencas. Construçoes onde se realizavam cerimoniais. Visitamos a Huenca del Sol e a Henca de la Luna. A primeira centralizava a administração da cidade e a outra as cerimônias religiosas. Apenas a Huenca da Luna está aberta a visitações.


Cada liderança construia o seu espaço dedicado ao deus, e o fazia em um plano superior ao da anterior. Assim as construçoes ficam com uma aparência de pirâmides.Quando as escavaçoes arqueológicas começam descobre paredes decoradas em relevo, objetos de barro com representaçoes das cenas do cotidiano daqueles povos. Surpreendendo pela riqueza de detalhes.

Na mesma cidade, visitamos também Chan Chan uma cidade inteira edificada de barro, provavelmente uma das maiores no mundo. Um grande palácio com amplos espaços para cerimoniais religiosos, e pequenos espaços dedicados a cada um dos deuses, a lua, o sol, a terra.






Esta cidade foi contruida 700 anos após, pela sociedde chimú. Apenas 14 km estao preservados. Muito foi destruido pela ação dos espanhois, e mais tarde pelos saqueadores e também por fenomenos climáticos com El ñino.




Terminamos o dia na praia, a cidade tem as melhores ondas da América do Sul, e esta cheia de sufistas, alguns brasileiros vieram no mesmo ônibus que nós para aproveitá-las.



2 comentários:

Bel 2 de março de 2009 às 07:47  

Uau, que foto deliciosa! Parece esponja... e as fotos das ondas, cadê???

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO