#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

EPIFANIA

Hoje é dia dos Reis Magos, sempre achei estas figuras instigantes, a intimidade com os astros, a confiança em um sinal que os levou ao encontro com Jesus. Me encantavam também as folias dos reizados, de casa em casa tocando violas, pandeiros e cantando a história do nascimento do Cristo.


Descobri hoje um belissímo texto de Rubens Alves sobre os Reis Magos. Quem quiser pode ler todo vá a fonte:


O texto é uma fábula sobre a busca humana da alegria essencial, do contentamento verdadeiro. Os três reis magos a buscam: Gaspar na ciência, Balt-hazar na religiosidade e Mélk-hor nos prazeres da comida e do amor. Mas depois de uma vida dedicada aos seus reinos e aquilo que lhes parecia dar sentido a vida, permaneciam nostálgicos.

Contemplando os céus descobrem a estrela ouvem uma música que lhes inunda o coração de alegria e os motiva para uma viagem em direção a estrela. Os seus amigos e súditos acreditavam que eles estavam senis ou loucos.

Cada um segue o seu caminho e encontram-se na encruzilhada dos quatro caminhos e ao ouvirem as histórias uns dos outros se identificam e continuam a viagem juntos.

Chegam a Beth-léhen, entre o Reino da Fantasia e o Reino da Realidade, encontram o menino e descobrem que para ter a verdadeira alegria era necessário ser criança. Vivem a epifania, o encontro com Deus, o Deus que vive dentro de nós.


A centelha divina os enche da calma e de contentamento. Os reis se desfazem das vestes e ostentações, sim, ao contrário do que pregam muitos religiosos, Deus não dá prosperidade econômica, muitas vezes pede que os que lhe encontram se desfaçam das posses e busquem o essencial.

Na leveza redirecionam suas vidas na maturidade: o cientista se transforma em poeta, o religioso em palhaço, o hedonista em fabricante de brinquedos.

Tenho acompanhado muitas histórias de pessoas que vivem a sua epifania, encontram o contentamento verdadeiro na simplicidade, na arte, nos pequenos prazeres da vida. Duas amigas aposentaram de um banco e uma fez um curso de teatro e outra de fotografia, e, certamente não serão grandes artistas, mas estão felizes, tiveram suas vidas iluminadas.

Entre os espanois e italianos os presentes natalinos são dados no dia de reis. Meu presente para os amigos hoje são alegria, a beleza e a brincadeira. Aprendam a tocar um instrumento, a manejar um pincel, uma máquina fotográfica, escrevam um poema, façam um blog, contemplem a natureza, brinquem. Voltem a ser criança, deixem fluir, ganhem leveza e Deus estará com você.

1 comentários:

Ramon Pinillos Prates 9 de janeiro de 2009 às 00:12  

Vai virar blog gospel agora é?
eheheheheh
:)

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO