MAR INTERIOR - ALTER DO CHÃO
Esta escapadinha para o norte foi acalentada durante algum
tempo. A curiosidade para conhecer este paraíso foi atiçada por matéria de uma revista turística, depois vieram relatos em blogs e a vontade foi crescendo...
E aqui estamos nós, nas margens do rio mais bonito da região
amazônica – o Tapajós, na pequena vila de Alter do Chão, já ouviu falar? Não ouviu, pois a fama já é internacional, li que o jornal inglês The Guardian a classificou como uma das melhores do mundo.
O mar a frente tem águas doces, mornas e cristalinas, um mar interior perdido lá no meio do norte brasileiro, esperando que possamos descobrir.
Na praça, um cais pequenas canoas lhe levam para a Ilha do Amor. Na tarde que chegamos esta foi a nossa programação, um “dolce far niente” que estávamos merecendo.
Como era final de semana barraquinhas armadas na praça ofereciam comidas típicas: tacacá, vatapá (diferente do da Bahia), tapioca, doces de cupuaçu e outras delícias.
Antes da nossa chegada havia ocorrido uma grande festa - o Saíré, onde dois grupos o boto rosa e o tucuxi disputam a vitória. A homenagem aos botos fica na praça.
Passeios de barco vão revelar intermináveis surpresas e maravilhas. Praias na bordas do rio, tendo ao fundo a imensidão verde da floresta.
Algumas têm infraestrutura e a gente pode aproveitar em pequenas barraquinhas cobertas com palha e fartar-se com um peixe assado, com acompanhamentos e é claro a cervejinha gelada.
E é mergulhar nas águas tranquilas mornas e é desfrutar o momento e todos os prazeres possíveis.
E é mergulhar nas águas tranquilas mornas e é desfrutar o momento e todos os prazeres possíveis.
Como o nosso tempo era pouco, afinal é apenas uma escapadinha, não deu pra fazer a trilha na Floresta Nacional do Tapajós, área de proteção ambiental, visitamos apenas uma comunidade próxima ao rio.
5 comentários:
O que mais dizer se suas imagens nos deixam vislumbrados com tanta beleza nas terras do nosso país?!Que maravilha de viagem e lugares encantadores.Lindo demais Tucha e que recordações fantásticas desse povo e sua cultura...Acredito que a sua companhia deve ter sido também maravilhosa nesses passeios,grande abraço,
Aaaaaaaaahhhhhhhhh, eu queroooo!!!!
Que lugar lindo! Eu já havia ouvido falar, mas não tinha visto fotos. Que delícia de lugar!!!
Bjooo
Acho que meu destino será viajar muito para essas "bandas" do Norte,pois Pêu passou em um concurso no Pará e outro em Manaus.Vou adorar suas dicas,Marta.Quem sabe vamos juntas????
Bergilde o Brasil tem muita beleza a ser descoberta.
Bel o seu marido colocou esta viagem na agenda, sei que há muitas outras, mas vale a pena.
Tame se tivesse que optar escolheria Belém, muito mais interessante.
A foto dos botos tá ótima. ahahhaha
Postar um comentário