MEKNES CHEIA DE HISTÓRIA
Meknes ou Mequinez foi fundada no século 10 pelo Sultão Moulay Ismail, governante era um megalomaníaco, queria faze-la magnifica e a planejou com requintes, tanto que há quem a compare a Versalhes, em versão arquitetura árabe.
A medina é a maior do país, a muralha tem 40 km e obcecado com a segurança a fez tripla, levou 35 anos para ser construída. Entramos pela Bab (porta) El Khemis, com uma parada para as fotos.
Além de ter ampliado o reino e construído Menkes, o sultão Ismail foi famoso pelo número de filhos, foram cerca de 867, com 4 mulheres oficiais e 500 concubinas.
A muralha tem 20 portões, o mais famoso é o Bab Mansur, que fica em frente a praça principal da medina, a Place Hedin, bastante movimentada e animada, com restaurantes, lojas e muita gente.
Ele é considerado o mais belo do Marrocos, observem o detalhe da decoração, os painéis e cerâmicas lembram um delicado bordado.
LAGO AGDAL
Criado para irrigar os jardins, hortas do palácio e abastecer a cidade.
HARI SOUANI
É outra das grandes construções do reinado de Ismail. Foi projetada com paredes Maciças e um sistema muito engenhoso de refrigeração através de canais de água sob o piso e pequenas janelas de ventilação tornando o local com a temperatura e ventilações ideais para armazenamento de alimentos e água, caso a cidade estivesse cercada por inimigos.
A construção completa tem 23 naves suportadas por colunas e arcos, salas com até 25 m de comprimento por 10 m de largura. Era dividido em três setores. A principal era o celeiro real.
Outra parte abrigava até 12.000 cavalos e outra era a chamada casa da água, com poços de reserva. Tudo para tornar a cidade mais segura para o sultão, sua grande família e agregados.
A capital esteve por aqui por pouco tempo, seu centro histórico foi tombado como patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO em 1996.
Pitoresco por aqui são estas charretes para passeios turísticos, com decorações divertidas, caprichando no brilho, para que nos sintamos como um sultão ou uma sultana.
0 comentários:
Postar um comentário