TREM BÃO
Ponta de areia, ponto final
Da Bahia à Minas, estrada natural
Que ligava Minas ao porto, ao mar
Caminho do ferro mandaram arrancar
Velho maquinista com seu boné
Lembra o povo alegre que vinha cortejar
Maria Fumaça, não canta mais
Para moças, flores, janelas e quintais
Na praça vazia, um grito um ai
Casas esquecidas, viúvas nos portais
Milton Nacimento - Fernando Brant
O Brasil já teve uma malha ferroviária significativa, em Minas, por exemplo, existia a Estrada de Ferro Bahia Minas, ligando Ponta de Areia (em Caravelas, extremo sul da Bahia) a Araçuai (Minas Gerais), que começou nos tempos imperiais, 1881 e foi desativada em 1966. Deixou saudades, rendeu livros, poemas e o mais famoso lamento está contida na música Ponta de Areia de Fernando Brant e Milton Nascimento, que abriu este post.
Hoje temos poucas ferrovias, menos ainda de trens de passageiros. Mas têm surgido passeios turísticos, cheios de charme e história em diversas partes do país. Já fiz os trajetos do Trem da Serra do Mar, no Paraná, o Trem do Vinho, no Rio Grande do Sul. Como foram experiências legais, planejamos fazer o mesmo aqui em Minas, no trajeto Ouro Preto - Mariana. O Trem do Valle, informações aqui.
Valeu pela novidade, mas não existem muitas atrações no trajeto o que deixa o passeio um pouco monótono. Tanto que retornamos de van num pacote que incluía passeio em Mariana e retorno.
A grande atração, além das montanhas de Minas, é uma pequena cascata.
E chegamos a Mariana....
0 comentários:
Postar um comentário