#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

quarta-feira, 13 de março de 2019

CLÁSSICOS DE ROMA

Roma é épica, monumental. Caminhar pelo emaranhado das suas ruas tem um encanto poderoso. São praças, alamedas calçadas com pedras, fontes espetaculares, monumentos que são obras de arte de Michelangelo, Caravaggioi, Bernini.


Um dos meus lugares favoritos é a belíssima Piazza Navona. O destaque aqui é para a Fontana dei Quattro Fuimi (Fonte dos quatro Rios) de Bernini. Estão representados um rio de cada continente: Nilo, Ganges, Danúbio e o Prata.



A praça tem inúmeros restaurantes, cheios de turistas e quase sempre ocorrem  apresentações de músicos e cantores. A embaixada brasileira também está lá.



Uma das fontes mais icônicas da cidade é a Fontana de Trevi. O que é um desapontamento para alguns, para mim foi surpreendente, a localização.  Ela ocupa parte da parede de um palácio, não fica no centro de uma praça, então você vem caminhando pelas ruas estreitas e, de repente, a encontra, imensa e maravilhosa. 



Netuno, o deus do mar, está ao centro, tendo uma concha como carruagem, puxada por dois cavalos alados, um calmo e um agitado, como o mar. Do lado direito e esquerdo estão as deusa da saúde e a da fertilidade. Acima estão as musas das estações do ano.



A intensidade com que as águas caem da "vida" ao mármore e remete a inspiração da obra, o mar.



A tradição é jogar moedinhas de costas para a fonte, dizem que jogando uma moeda você retorna a Roma. Comigo funcionou, retornei a cidade.




Continuando os clássicos romanos, chegamos a Pizza di Spagna, que fica aos pés da escadaria da igreja Santissima Trindade dos Montes, as escadas das famosas de Roma. A praça leva o nome da embaixada da Espanha junto a Santa Sé. Na primavera ela fica toda florida e aqui ocorrem também desfiles de moda e outros acontecimentos.



No centro da praça está a Fontana della Barcaccia, criada pelo Pietro Bernini e concluída pelo seu famoso filho Gian Lorenzo Bernini. 



A fonte possui a forma de um barco e tem gravado os emblemas da família Bernini: sóis e abelhas.



É claro que aproveitamos  para matar a sede, o calor estava intenso. 



Falando disso, não há problema para beber água na cidade. Os tradicionais bebedouros de pedra ou de ferro fundido estão espalhados pela cidade, basta procurar uma dessas fontes e beber água fresca e portável.



Ao caminhar repare que as esquinas podem ser espaços de devoção, muitos dos edifícios têm imagens e pequenos santuários para Madonna (Nossa Senhora), as chamadas "Madoneles". São mais de 500 no centro antigo.



Outro passeio agradável por Roma é a Villa Borguese, um dos maiores parques urbanos da Europa. 


Aqui além de desfrutar da natureza é possivel ver construções, esculturas, monumentos e visitar um dos museus mais importantes da cidade a Galeria Borghese. É um programa interessante para quem está com crianças. E como fomos na segunda feira não podemos conhecer a Galeria.



A boa comida é outro clássico em toda Itália, as famosas massas e o vinho são maravilhosos. 

E vamos comer, beber e viver


0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO