#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

COMER E BEBER NO PERU

O prazer de comer é valorizado em terra peruanas. Uma mistura da culinária inca, a colonial, com influências orientais fez nascer delícias. O país tronou-se o centro da gastronomia sul americana. Passar fome não é uma opção aqui.

O prato mais famoso é o ceviche. Ele nasceu nas culturas pré incas que "cozinhavam" o peixe na polpa de tumbo (um tipo de maracujá). Depois os incas passaram a faze-lo na chincha (cerveja de milo) e o salgaram. Os japoneses trouxeram as vieiras e os camarões.



Existem vários tipos de ceviche, vale a pena experimentar e eleger os seu favorido. Os peixes mais utilizados são a corvina e o linguado. O líquido que é formado é chamado de "leche de tigre" e dizem que cura qualquer ressaca.

Outra delícia é o Arroz com "camarones", temperado com pimentas, páprica e coentro. O sabor me lembrou o do arroz de cuxá, do Maranhão, só que a erva utilizada lá é a vinagreira.

Para quem não gosta ou não pode usar frutos do mar. A opção é frango cozido em leite, parmesão e ajis (pimentas amarelas).

E quem não come carne aqui existem inúmeras iguarias feitas de batata. A batata foi encontrada aqui por Pizarro, um dos mais preciosos tesouros pela sua variedade e sabor. 


Segundo pesquisadores são mais de quatro mil tipos de batata,  com tonalidades que vão do amarelo claro até em tons quase negros. Como ela se preparam diversos pratos entre eles a Causa rellena, batata amassada, que pode ser ou não alternada com abacate, e recheada com frango desfiado, peixe ou camarões. 

A quinua pela suas propriedade e conhecida com "grão sagrado". Também tem muitas variedades e é utilizada  inúmeras preparações: sopas, risotos, pudins etc. 

O maiz (milho) também tem uma infinidade de variações. E pode ser um dos ingredientes do ceviche, ser usado em várias preparações salgadas ou doces. 

O milho escuro serve de base para uma deliciosa bebida não alcoólica a chicha morata. O sumo do milho é misturado a limão e outras especiarias tornando o sabor único.

Outra bebida particularmente peruana é o refrigerante inka coca. Nas fotos a versão em quechua e em espanhol.




Na categoria bebidas alcoólicas, temos a cerveja peruana Cusquenha, em várias versões. 


Mas a bebida nacional é o pisco, que é um aguardente destilado da uva moscatel, com elevada concentração de açúcar. O objetivo inicial da plantação de uvas era a produção de vinhos, entretanto, a produção de vinho não deu certo, decidiram criar um aguardente. A bebida é celebrada como um milagre do deserto e recebeu o nome da cidade onde nasceu - Pisco.

O drinque mais famoso é o pisco sour, que mistura a bebida com a limão, acúcar, clara de ovo, gotas de angostura. Aprenda a preparar aqui.

Lima tem alguns chefes bastante celebrados como a dupla Astrid & Gaston, cujo restaurante foi classificado entre os 50 melhores do mundo. Veja  indicações dos cinco melhores aqui. 

Há restaurantes para todos os bolsos, os bairros de Miraflores e Madalena, tem muitas opções, o Barranco é um dos mais boêmios, com diversos bares, alguns com nomes um pouco inusitados para nós baianos. 



Um restaurante ficou inesquecível para mim foi o Rosa Náutica, em Miraflores que visitei na primeira vez que estive aqui (acho que em 1987), ele fica literalmente sobre o Pacífico.



Fecho o post com uma sobremesa, tendo ao fundo o visual da cidade. 

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO