#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sábado, 10 de outubro de 2015

CAMINHOS DO NORTE DA ESPANHA - BURGO


Prosseguimos pelo norte da Espanha, por aqui passa uma das mais famosas rotas de peregrinação religiosa do mundo - o Caminho de Santiago. Brincava que fazíamos o caminho ao revés (ao contrário), saindo da Galícia (onde fica Santiago) e indo até o País Basco (onde começa o caminho espanhol). A todo tempo marcas no chão ou nas paredes sinalizavam o trajeto.



Chegamos a Burgos, onde dormimos ao som dos sinos da catedral. Esse belo templo em estilo gótico é também patrimônio da Humanidade, construída em pedra calcária, trazendo um frio gostoso no seu interior.




Li que as catedrais góticas se caracterizam pelo verticalismo e majestade. Elementos como as torres apontam ao céu, como setas, com a justificativa de ficar mais próximas de Deus. Entretanto, esta verticalidade terminou estimulando a rivalidade entre os centros urbanos da Europa, querendo se destacar com proporções cada vez superiores. Humanos.


Outra característica das construções góticas são as rosáceas, que além de beleza, filtram a luz que chega até a nave. Não apenas na frente da fachada mas na parte lateral.




Nossa passagem por aqui foi breve mas deu para passear um pouco pelo centro medieval preservado.


E gostar do jeito tranquilo da cidade.

1 comentários:

Ramon Prates 12 de outubro de 2015 11:58  

Até que vcs conseguiram conhecer alguma coisinha de Burgo.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO