#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

domingo, 11 de abril de 2010

PAULO AFONSO

Por conta da mobilização para vacinação contra Influenza A H1N1 estou em viagem de trabalho pela região de Paulo Afonso. Visitando municipios e supervisionando as ações de imunização. Deixo os comentários profissionais para o relatório de trabalho, mostro aqui um pouco das paisagens da região.

A cidade de Paulo Afonso é moderna, ruas largas e praças bem cuidadas. A grande beleza vem do rio São Francisco. Pena que as fotografias não ficaram tão boas porque o tempo esteve nublado.

Circulamos através do Raso da Catarina, região do semi árido baiano, de relevo plano (dai o nome de Raso), com vales secos e vejetação de caatinga. Não fomos até as areas mais bonitas, onde existem formações rochosas tipo canyons.

Por aqui se acoitou (escondeu em nordestinez) Lampião e o seu bando.

A paisagem árida, com rios secos, nos fala muito da dureza de viver naquele lugar. Um contraste com os vales que encontramos pela estrada.

A região fica na fronteira com outros estados, do retorno de Macururé passamos por Pernambuco e Alagoas.

Nesta viagem passamos por um dos canteiros de obras da transposição do Rio São Francisco, não tenho uma posição firmada sobre esta obra, os comentário que li há algum tempo, emitiam opiniões controversas e não consegui ter uma posição segura. De qualquer forma elas têm que ser seguidas de um Programa de Revitalização para que este precioso rio seja preservado.
Aqui uma das praias do rio, no município de Glória, onde comemos uma peixe frito muito gostoso.

As chuvas me desanimaram para a ida ao canyon do Rio São Francisco, ficou para uma próxima vez.