#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sábado, 17 de abril de 2010

12 LIVROS EM 12 MESES - ABRIL

UMA BREVE HISTÓRIA DO MUNDO
GEOFFEY BLAUNEY
Editora Fundamento - 2009

Historiadores têm uma difícil missão: reconstituir fatos partindo muitas vezes de poucos dados. Baseados em relatos, documentos, objetos eles buscam recuperar a memória dos acontecimentos. Sem dúvida que novas tecnologias ajudam nesta tarefa, ajudando a determinar autenticidade, datas e outros detalhes importantes. Muitas pesquisas já foram realizadas e nosso conhecimento da história do mundo em que vivemos é bastante abangente.

Um destes estudiosos, um historiador respeitável (professor nas respeitáveis universidades de Harvard e Melbourne) resolveu fazer uma síntese da história no livro Uma breve história do Mundo. A proposta é mesmo uma visão panorâmica, o autor compara a “ ver a paisagem de um trem em movimento”. Em 350 páginas ele faz um relato curto da intensa história do nosso planeta. Com uma boa capacidade de síntese produzindo uma narrativa agradável de ser lida, porém, como era de se esperar, bastante superficial.

Desta forma ele opta por centrar em pontos cruciais da história, sem se aprofundar em questões polêmicas ou complexas. Vai da origem da humanidade, passando pelas civilizações nômades, a história do nascimento das grandes religiões, a vida na Europa Medieval, as grandes navegações, revoluções que mudaram o mundo, as Grandes Guerra.

Diferente dos livros didáticos de história, cheios de datas, nomes e dados, ou reflexões densas dos livros acadêmicos, o autor produz um livro acessível leve. Vai explorando curiosidades, o “espírito de época” despertando o interesse daqueles que não são especialistas.

7 comentários:

Elcio Tuiribepi 17 de abril de 2010 19:25  

Oi Tucha...que bela dica hein!!
Acho qe livros tinham que ser todos assim, mais leves, pois ficam mais atrativos...a leitura no Brasil já é tão rara...rsrs
Deixo um desafio...

Vamos a parte colada...

Oi Tucha...te convido a participar do Festival de Haikais no meu outro blog, o Verseiro – folhas, frutos e raízes (http://frutosdoverseiro.blogspot.com )
Não precisa seguir regras e métricas, fique a vontade e exercite sua criatividade caso nunca tenho feito um...participe...e olha, pode ser um poemeto também...rs...
Um abraço na alma, um beijo, uma folha, um fruto e uma raiz...valeuu...te aguardo por lá...

Bergilde Croce 18 de abril de 2010 07:31  

Tucha,bom dia e boa semana pra ti!É um ótimo referencial de leitura esse que você escolheu porque encontrar um livro que sintetiza fatos históricos importantes de nossa humanidade estimulam a curiosidade do leitor pra aprofundar os pontos que mais se interessar.Valeu pela dica!

Dalva 18 de abril de 2010 16:20  

Boa dica, Tucha. Um prato cheio para quem gosta de história, como eu.

Bjs.

anita sereno 23 de abril de 2010 13:54  

OI TE SIGO BEIJOS OBRIGADA PELA TUA VISITA BEIJINHOS

anita sereno 23 de abril de 2010 14:34  

obrigada pelas palavras minha querida amiga bom fim de semana
beijos

Elaine 4 de maio de 2010 06:29  

Não li o livro, mas já tive com ele em mãos e me pareceu uma proposta ousada e de difícil (se não impossível) execução. Como 300 e poucas páginas podem dar conta da história do mundo (ou seja, de todas as suas civilizações)? Pelo que vejo no seu comentário, o autor restringiu-se à Europa e, possivelmente América, caindo no conceito enganatório de "história do mundo". Gostaria de ver quando finalmente incluírem Ásia e África nessa História...

Bia Mendonça 5 de maio de 2010 10:24  

Oi Tucha, esse seria um livro que eu me interessaria em ler. Sempre curti muito historia, e esse entao, pelo jeito que vc falou, eu vou amar!

bjs

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO