#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

ALEGRIAS DE NATAL

Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastastes de mim a tristeza e me cercaste de alegrias.
Salmo 31:11

Rubens Alves diz que a capacidade de sentir alegria é a essencia da vida, e, completa quem tem alegria tem Deus.

Neste dezembro a alegria me chega pela música. Melodias diversas me enchem de alegria e assim me aproximam do Deus feito homem - Cristo, cuja chegada é o sentido do Natal.

No inicio do mês me encantei com vozes de crianças de uma comunidade da cidade baixa _ Salvador. Reunidas através de um projeto, criado e mantido por um homem simples, elas convivem, aprendem, compatilham vivências durante todo o ano e assim se sobrepõem aos riscos da pobreza. Desafiadas a formar um coral elas soltam a voz com disposição e sorriem para a vida.

Outras alegrias vieram em Manaus com acordes ainda incertos nas cordas dos instrumentos de adolescentes da Camerata do Liceu Amazonense. A música se torna espaço de expressão e de esperança para o futuro.

Mas o momento de encantamento veio com o concerto musical Louvemos ao Senhor, da Orquestra Sinfônica da Bahia e Elomar. Músico sem formação formal, esse catingueiro de Vitória da Conquista, compôs cantigas, antifonas e fugas de inspiração cristã. Melodias cheias de símbolos e delicadas harmonias.

Duas músicas me agradaram mais. Noite dos Santos Reis onde a flauta, o violão, o violoncelo junto a voz melódica de Elomar trazem a simplicidade e a beleza das folias dos reizados. O prazer de salmodiar se revela nas variações e fugas do Salmo XXIII.

Essas foram algumas das minhas razões de alegria natalina, espero que você descubra também razões de alegrar-se, afinal alegria se encantra em qualquer lugar, basta ter ouvidos e olhos atentos.

Finalizo a postagem com uma música natalina do Roupa Nova... Feliz Natal!


2 comentários:

Bel 23 de dezembro de 2008 às 07:49  

REalmente, música é uma linguagem que toca no fundo! Lembrei do ano passado, que assisti o Auto do Menino Deus em Natal-RN e no ano anterior, as crianças do projeto Salvador Cidade dos Anjos na praça da Sé. É coisa de ficar arrepiada...

Beijo, um Natal ainda mais musical procê!

Anônimo,  6 de janeiro de 2009 às 14:22  

Good Blog, I think I want to find me, I will tell my other friends, on all

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO